Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1230
Type: Artigo Cientifico
Title: A alfabetização e o letramento: olhares da produção acadêmica nacional
Author: Oliveira, Rafaela Luiza Klitzke de
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: Este artigo visa compreender a proximidade e a circularidade do que vem se produzindo sobre alfabetização e letramento no país, a conexão entre os pesquisadores e os processos de formação inicial e continuada junto às instituições formadoras. Trata-se de um estudo, tipo estado do conhecimento sobre e a partir das produções de alfabetização e letramento, com o qual busca-se situar a relação existente entre a produção acadêmica e os anúncios que nutrem a prática pedagógica dos professores alfabetizadores. Com o propósito de analisar e produzir um quadro analítico sobre a produção acadêmico nacional relativo à alfabetização e o letramento, esta pesquisa intentou contribuir no sentido de subsidiar propostas/projetos de alfabetização e os processos de formação inicial e continuada de professores para este segmento da educação básica. Ao focar a produção nacional via teses e dissertações sobre alfabetização e letramento, buscou-se explicitar suas principais características e contribuições, quer sejam propostas de alfabetização e letramento, ou mesmo relativos aos processos de formação de professores para esta área de conhecimento. O exercício, por sua vez, decorre do agrupamento da produção disponível online no Banco de Teses da Capes, a partir da seleção de algumas expressões de busca sobre o assunto. Conclui-se que, apesar das inúmeras publicações sobre a alfabetização e o letramento, pesquisar esse tema ainda é pertinente e necessário, especialmente pelo que se depreende dessa produção, a percepção é de que muitas (os) professoras (res) alfabetizadoras (res) carecem de conhecimento sobre os conceitos pesquisados e suas implicações na e para as práticas e processos educativos.
Abstract: This article comprises understanding the closeness and the circularity of what is taking place on literacy and lettering in the country, the connection between the researchers and the initial and continuing education processes with the educational institutions. It is about a study, as state of knowledge on and from the literacy and lettering productions, with which seeks to place the relationship between academic research and the ads that nourish the pedagogical practice of literacy teachers. In order to analyze and produce an analytical framework on the national academic research on literacy and lettering, this research brought to contribute towards subsidizing tenders / literacy projects and the initial formation and continuing teachers for this segment of Basic education. By focusing on domestic production via dissertations and theses on literacy and lettering, it sought to explain its main characteristics and contributions, whether literacy and lettering proposals, or even for the teacher training process for this area of expertise. The exercise, in turn, arises from the grouping of production available online in Theses Database Capes, from the selection of some search expressions on the subject. We conclude that, despite the numerous publications on literacy and lettering, researching on this topic is still relevant and necessary, especially for what appears from this production, the perception is that many literacy teacher slack knowledge about the concepts researched and their implications on and for practices and educational processes.
Keywords: Alfabetização
Produção científica
Letramento
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1230
Issue Date: 2015
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, Rafaela.pdf447,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.