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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O papel do pedagogo de classe hospitalar a partir do olhar da equipe multiprofissional de saúde
Autor(es): Ferrari, Karieli Kauê
Santos, Tatiane Paula dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Resumo: O presente trabalho aborda questões relacionadas à atuação e ao reconhecimento do pedagogo hospitalar a partir do olhar da equipe multiprofissional de saúde. O campo de atuação para o pedagogo é vasto, a pedagogia hospitalar surge a partir das necessidades de crianças e adolescentes em idade escolar hospitalizados. Esta modalidade é muitas vezes desconhecida tanto por profissionais da saúde como da educação, pelo fato de ainda haver poucos registros bibliográficos e, quando presente nos currículos dos cursos de pedagogia, corresponde a uma carga horária bastante reduzida e raras vezes se constitui em eixo da formação. O objetivo dessa pesquisa foi de interagir com a equipe multiprofissional de saúde da atenção hospitalar, visando identificar o modo como o pedagogo de classe hospitalar é reconhecido pela equipe multiprofissional da saúde e se este é considerado como mais um integrante desta equipe. Entendemos que a atenção à educação pode também auxiliar na atenção a saúde da criança e o adolescente hospitalizado, contribuindo para a melhora do quadro de enfermidade, assim como mantê-los “conectados” às práticas escolares. Para tanto, utilizamos a abordagem de pesquisa convergente-assistencial, a partir desta analisamos o conhecimento que esta equipe multiprofissional possui sobre o pedagogo. Como etapa inicial do estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com buscas de textos que abordassem os conceitos de pedagogia hospitalar e classe hospitalar. Com esta pesquisa esperamos contribuir futuras discussões sobre o papel do pedagogo, buscando refletir sobre a importância deste profissional na área da saúde.
Abstract/Resumen: The present work talks about related questions to performance and recognition of hospital pedagogue from the look of the multi professional health team. The performance field for the educator is huge, the pedagogy of the hospital arises from the needs of children and teens in the school-age hospitalized. This modality is often unknown by both health professionals and education, by the fact that there are still a few bibliographic records, and when present in the resumes of the courses of pedagogy, corresponds to a workload greatly reduced and rarely constitutes the axis of the formation. The objective of this research was to interact with a multi professional team of health of hospital care, to identify how the hospital class teacher is recognized by them and if they are considered as one more member of this team. We understand that attention to education can also assist in the care of child health and the teens in the hospital, contributing to the improvement of the framework of disease, as well as to keep them “connected” to school practices. So, we use the research approach convergent-care, from this we analyze the knowledge that this multi professional team has on the teacher. As early stage of the study, we used the literature search with searches of the texts that talks about concepts of hospital pedagogy and class hospital. With this research we hope to contribute to future discussions about the role of the educator, in order to reflect on the importance of this professional in the field of health.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Educação
Pedagogia
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1233
Data do documento: 2016
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