Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Trombetta, Derlan | - |
dc.creator | Piassoli, Sandra Eli Vieira | - |
dc.creator | Zeni, Raquel de Fátima | - |
dc.date | 2015-06-30 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T19:18:16Z | - |
dc.date.available | 2017-09-01 | - |
dc.date.available | 2017-10-06T19:18:16Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1234 | - |
dc.description.abstract | This article brings a reflection about the problematics that involves the realization of the Participative Class Council, in a democratic space that makes effective the participation of all the individuals in the planning and in the evaluation of the educational journey of the class. The work analises the possibilities of the Class Council constitute itself in a democratic instrument of the planning and evaluation of the educational process. The investigative practice was focused in bibliographic references to ascertain the importance that the school management assumes to the implement of the participative Class Council and its importance in the evaluative process of the school. It also analises how occurs the participation of everybody in the Class Council and it shows mechanisms that guarantee the participation of students and parents in this school environment. The results emphasize that the Class Council is a space that provides the relation between the school and the community, however, the school needs to be organized in a democratic way to guarantee the participation of students and parents in the activities developed in the school. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo faz uma reflexão em torno das problemáticas que envolvem a efetivação do Conselho de Classe Participativo, num espaço democrático que efetive a participação de todos os sujeitos no planejamento e na avaliação da caminhada pedagógica da turma. O trabalho analisa as possibilidades do Conselho de Classe se constituir num instrumento democrático de planejamento e avaliação do processo pedagógico. A prática investigativa esteve voltada a referenciais bibliográficos, a fim de averiguar a importância que a gestão escolar assume para a efetivação do Conselho de Classe participativo e sua importância no processo avaliativo da escola. Analisa também como se efetiva a participação de todos no Conselho de Classe e aponta mecanismos que garantam a participação dos alunos e dos pais neste ambiente escolar. Os resultados enfatizam que o Conselho de Classe é um espaço que propicia a relação da escola com a comunidade, no entanto a escola precisa estar organizada de forma democrática para garantir a participação de pais e alunos nas atividades desenvolvidas no interior da escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T19:49:40Z No. of bitstreams: 1 PIASSOLI e ZENI.pdf: 553927 bytes, checksum: b2dfc35bc56910f9175874564e75798f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:18:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIASSOLI e ZENI.pdf: 553927 bytes, checksum: b2dfc35bc56910f9175874564e75798f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-06T19:18:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PIASSOLI e ZENI.pdf: 553927 bytes, checksum: b2dfc35bc56910f9175874564e75798f (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Conselho de classe participativo | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Conselho de educação | pt_BR |
dc.title | Conselho de classe como instrumento de democratização da escola | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIASSOLI e ZENI.pdf | 540,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.