Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1237
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | As provas do ENEM e a opção de língua estrangeira |
Autor(es): | Moteler, Lays Cristina Girotto |
Primeiro Orientador: | Flain, Angela Luzia Garay |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e a opção de língua estrangeira dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Chapecó. A prova do ENEM tem como objetivo avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, e é composta por diferentes áreas do conhecimento, incluindo a área de línguas estrangeiras, na qual o aluno pode optar de acordo com a sua preferência. Temos como objetivo identificar qual é a opção de língua estrangeira escolhida pelos alunos para a realização dessa prova, bem como compreender quais os motivos que o levaram a essa opção. Para o aprofundamento do tema, foram analisados documentos oficiais e as concepções teóricas de autores como Castro; Tiezzi (2004), Leffa (1999) e Araujo (2010). Para concretizar a pesquisa, foram aplicados questionários com questões objetivas nas turmas de 3º anos de três escolas particulares e três escolas públicas em Chapecó. Os resultados apontam que a maioria dos alunos opta pela língua inglesa, presente na grade curricular de todas as escolas, o que não impede que um número significativo de alunos opte pela língua espanhola para realizar a prova do ENEM, mesmo que ela não seja ofertada no ensino médio. |
Abstract/Resumen: | Esta investigación tiene como tema las pruebas del ENEM, y la opción de lengua extranjera para alumnos del 3º año de secundaria de las escuelas públicas y privadas de Chapecó. La prueba del ENEM tiene como objetivo evaluar el desempeño del estudiante al final de la educación básica, se compone de diferentes áreas del conocimiento, incluyendo el área de lenguas extranjeras en las que el estudiante puede elegir de acuerdo con su preferencia. Nuestro objetivo es identificar cuál es la opción de lengua extranjera elegida por los estudiantes para la realización de la prueba y cuáles son las razones que los llevaron a esta opción. Para profundizar el tema se analizaron los documentos oficiales y las concepciones teóricas de autores como Castro; Tiezzi (2004), Leffa (1999) y Araujo (2010). Para la realización del estudio, se aplicaron cuestionarios con preguntas objetivas en grupos del 3º año de la enseñanza media en 3 escuelas privadas y 3 escuelas públicas en Chapecó. Los resultados indican que la mayoría de los estudiantes optan por la lengua inglesa, presente en el plan de estudios de todas las escuelas, sin embargo, un número significativo de estudiantes de escuelas públicas eligen a lengua española para realizar la prueba del ENEM, mismo que no sea ofertada en la enseñanza media. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Língua espanhola Línguas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1237 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOTELER.pdf | 523,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.