Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1238
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Representações sociais e educação infantil: contribuições da formação inicial das professoras
Autor(es): Bukoski, Rosangela
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa intitulada Representações Sociais sobre o trabalho das professoras de Educação Infantil, que tem como referencial teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici em 1961. O estudo das Representações Sociais na EI é pertinente tendo em vista que o trabalho das professoras desta etapa da educação básica é caracterizado por diversas tensões que estãoenraizadas nas distintas trajetórias dos dois contextos que a constituem: a creche e a préescola. A primeira surge como instituição assistencial e a segunda surge com foco educacional e instrucional. Essas diferenças históricas produzem ideias e significados conflitantes que convivem nas representações sociais sobre esta etapa da educação e orientam a formação e as práticas das profissionais que nela atuam. A pesquisa tem caráter longitudinal e os dados foram obtidos com 91 estudantes do curso de Pedagogia da UFFS quando ingressaram no curso (2010, 2011 e 2012) e com 44 estudantes quando cursavam o último ano (turmas concluintes de 2014 e 2015), sendo que a maioria das estudantes participou em ambas as ocasiões. Em ambos os momentos foram aplicados questionários que permitiram obter informações sobre o perfil sociodemográfico e acadêmico das estudantes e solicitaram seus julgamentos sobre a imagem da profissão, a formação da professora, seu status, suas tarefas e suas competências. O recorte aqui apresentado se refere apenas às imagem e às tarefas das professoras, confrontando os contextos de creche e de pré-escola. As respostas das ingressantes e concluintes às questões correspondentes a esses temas foram comparadas, a fim de identificar possíveis mudanças. Os resultados mostram que, ao final do curso, prevalece a não consideração das tarefas relacionadas aos cuidados corporais como pertinentes ao trabalho da professora de EI. Provavelmente, a rejeição desses elementos está ancorada na cisão histórica entre o cuidar e o educar, que levou à desvalorização das tarefas de cuidado, de cunho puramente higiênico, que não exigiam uma formação acadêmica. Por outro lado, embora o modelo escolar ainda pese na constituição das representações sobre a pré-escola, a formação acadêmica parece contribuir para a constituição de uma representação específica do trabalho da professora de EI, centrado na brincadeira, o qual envolve o planejamento de atividades, a organização do ambiente e a interação com as famílias. Esses conteúdos estão presentes tanto na imagem do trabalho da professora de creche como na de pré-escola, o que sugere a possibilidade de integração entre esses dois níveis, assim como o reconhecimento da necessidade de uma formação acadêmica específica. Isso aponta para o enfraquecimento da histórica associação entre o trabalho da professora de EI e a maternagem, em prol da profissionalização, o que é uma conquista dos profissionais e especialistas da área.
Abstract/Resumen: This paper presents part of a research entitled Social Representations on the work of the early childhood education teacher, whose methodological theoretical reference the Social Representation Theory, inaugurated by Moscovici in 1961. The study of social representations in EI is relevant given that the work of the teachers of this stage of basic education is characterized by many tensions that are rooted in the different trajectories of the two contexts that are: daycare center and preschool. The first appears as healthcare institution and the second comes up with educational and instructional focus. These historical differences produce ideas and conflicting meanings that live in social representations of this stage of education and guide the training and practices of professionals who work in it. Research has longitudinal character and the data was obtained with 91 students of the Faculty of Education UFFS when enrolled in the course (2010, 2011 and 2012) and 44 students were enrolled when the last year (graduating classes of 2014 and 2015), and most students participated on both occasions. Both times were questionnaires that provided information on sociodemographic and academic profile of students and requested their judgments about the image of theprofession, the formation of the teacher, their status, their jobs and their skills. The outline presented here refers only to the image and the tasks of teachers, comparing the daycare center and preschool. The responses of the freshmen and the questions related to these themes were compared in order to identify possible changes. The results show that at the end of the course, prevails not consider the tasks related to body care as pertaining to the work of EI teacher. Probably the rejection of these elements is anchored in the historical split between care and education, which led to the devaluation of care work in a purely hygienic nature, which did not require an academic background. On the other hand, although the school model also weigh in the constitution of representations of preschool, academic background appears to contribute to the creation of a specific representation of the work of EI teacher centered in play, which involves planning activities the organization of the environment and the interaction with families. These contents are present both in the work of the image daycare center teacher as in the preschool, which suggests the possibility of integration between these two levels, as well as recognition of the need for specific academic training. This points to the weakening of the historical association between the work of EI teacher and motherhood for the sake of professionalism, which is an achievement of professionals and specialists.
Palavras-chave: Ensino
Educação infantil
Psicologia social
Representações sociais
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1238
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUKOSKI.pdf282,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.