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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O lugar dos brincares na prática da professora na educação infantil
Autor(es): Bonfim, Elisangela Salete
Dullius, Gabriele Paula
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: O presente trabalho discute a importância dos brincares na Educação Infantil. Sabe-se que o brincar nessa idade é uma forma de desenvolvimento e autonomia da criança, e é através do brincar que ela se expressa, recria valores e tem plena liberdade de recriar e inventar. O professor se torna propulsor desta mediação em suas práticas educativas. O tema nasce a partir de situações vivenciadas no estágio supervisionado em Educação Infantil pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó e pelas experiências vividas no estágio não obrigatório. O professor que tem o brincar como mero passa tempo, sem uma finalidade educativa, está prejudicando a criança, tendo como base o brincar por brincar? Qual a importância dada ao brincar? Como a criança se desenvolve no brincar? Essas foram as questões que nortearam nosso trabalho. Através das leituras e relatos buscamos respostas para nossos questionamentos para saber qual o lugar dos brincares na prática da professora de Educação Infantil no cotidiano da sala de aula, tendo como foco o aprofundamento e a compreensão sobre o olhar do pedagogo diante das brincadeiras nos espaços educativos. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que visa compreender os processos do dia a dia em suas diversas modalidades. O Trabalho divide-se em cinco modalidades, sendo o contexto histórico do brincar, o brincar, o brincar de faz de conta, o papel do professor como mediador e por fim, os relatos das experiências vivenciadas.
Abstract/Resumen: This present paper discusses the importance of the play in kindergarten. It is known that the play at that age is a form of development and autonomy of the child, and it is through play that the child is expressed, recreates values and has complete freedom to re-create and invent. The teacher becomes propellant of this mediation in their educational practices. The issue arises from situations experienced in supervised training in Early Childhood Education from the Federal University of Southern Frontier, campus Chapecó, and by their experiences in the non-mandatory internship. Is the teacher who has the play as a mere passing time without an educational purpose, hurting the child, based on the play by play? What is the importance given to play? How the child develops in the play? These were the questions that guided our paper. Through readings and reports we look for answers to our questions to know what the place of the play in the practice of childhood education teacher in the classroom day by day, focusing on deepening and understanding about the look of the pedagogue on the games in educational spaces. This is an ethnographic survey research that aims to understand the processes of everyday life in its various forms. The work is divided into five modes, the historical context of the play, playing, playing make-believe, the teacher's role as mediator and finally, the accounts of lived experiences.
Palavras-chave: Recreação
Educação infantil
Educação escolar
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1241
Data do documento: 2015
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