Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Solange Maria-
dc.creatorEngelmann, Alini Kunz-
dc.creatorSoranço, Angéle Passari-
dc.date2016-06-28-
dc.date.accessioned2017-10-06T19:31:02Z-
dc.date.available2017-10-06-
dc.date.available2017-10-06T19:31:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1246-
dc.description.abstractThis article aims to bring up issues that show the importance of the pedagogical practice organization for the construction of knowledge and emancipation of the subject, centralizing the reflection on the teaching role, being understood in its primary function in a process of knowledge mediator. The main support was Freire's pedagogy, given its emphasis and commitment to emancipatory education, the objectives were i.) To understand the pedagogy of liberation as theoretical- methodological and dialectic conception, with a vision of human, society and educational organization; ii) To understand the concept of knowledge in a dialectical-materialist perspective that guides Freire's pedagogy; iii.) To identify relevant aspects of this pedagogy to teaching and learning organization. The theoretical analysis was grounded in research Alves (2012); Corazza (1991); Damke (1995); Delizoicov (2011); Freire (1987, 1992, 1996, 2011); Possamai (2014); Romão (2002); Vasconcellos (1993). The methodology of this research is qualitative and of bibliographic nature. The results showed that it is extremely important to think in pedagogical practice as an organized form of action in the development of subjects. It was concluded that the complexity that permeates the teaching practice, requires a closer look. It is indispensable to this process the contributions of Freire, who sees man as being in transformation, product and process of dialectical movement in social and cultural relations.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca levantar aspectos que evidenciam a importância da organização da prática pedagógica para a construção do conhecimento e emancipação dos sujeitos, centralizando a reflexão no papel docente, compreendido em sua função precípua de mediador do processo de conhecimento. Tendo como suporte principal a pedagogia freireana, dado sua ênfase e compromisso com a educação emancipadora, os objetivos foram i.) compreender a pedagogia da libertação como concepção teórico-metodológica dialética, portadora de uma visão de ser humano, de sociedade e de organização pedagógica; ii) compreender a concepção de conhecimento na perspectiva dialético-materialista que orienta a pedagogia freireana; iii.) identificar aspectos relevantes dessa pedagogia para a organização do processo de ensino e de aprendizagem. A análise teórica esteve calcada em pesquisas de Alves (2012); Corazza (1991); Damke (1995); Delizoicov (2011); Freire (1987, 1992, 1996, 2011); Possamai (2014); Romão (2002); Vasconcellos (1993). A metodologia desta pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico. Os resultados apontaram que é extremamente importante pensar na prática pedagógica como uma forma organizada de atuação no desenvolvimento de sujeitos. Conclui-se assim, que à complexidade que permeia a prática pedagógica, exige um olhar mais minucioso, sendo imprescindível para esse processo as contribuições de Freire, que vê o homem como ser em transformação, produto e processo do movimento dialético das relações tanto sociais como culturais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:22:48Z No. of bitstreams: 1 ENGELMANN e SORANÇO.pdf: 434413 bytes, checksum: 42af40b80986f1b7341b7f9ead4a5008 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-06T19:31:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ENGELMANN e SORANÇO.pdf: 434413 bytes, checksum: 42af40b80986f1b7341b7f9ead4a5008 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-06T19:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENGELMANN e SORANÇO.pdf: 434413 bytes, checksum: 42af40b80986f1b7341b7f9ead4a5008 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titlePaulo Freire: educação, conhecimento e práxis pedagógicapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENGELMANN e SORANÇO.pdf424,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.