Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1254
Type: Monografia
Título : Inserido ou incluído? Uma análise sobre estudantes com autismo matriculados no ensino regular da cidade de Chapecó
Author: Camargo, Tais Andreia
First advisor: Soares, Claudete Gomes
Resume: O mundo contemporâneo é permeado por demandas que buscam uma sociedade com menor desigualdade. Uma dessas demandas é a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, de trabalho ou outros espaços de socialização A presente pesquisa procurou compreender como ocorre o processo da inclusão do sujeito com Transtorno do Espectro Autista que frequenta o Serviço Educacional de Atendimento Especializado do Centro de Atividades Psicofísicas Patrick, matriculado no ensino regular da cidade de Chapecó. Deste modo foi verificado se a inclusão deste estudante no sistema regular de ensino ocorre apenas em âmbito jurídico em virtude das leis existentes, ou se este sujeito encontra-se incluído de fato e não apenas ocupando um espaço físico no ambiente escolar. Buscou-se verificar a aplicabilidade das leis no que tange ao direito destes estudantes a terem Atendimento Educacional Especializado e condições de permanência na escola com qualidade e igualdade de condições. O método utilizado foi de cunho qualitativo com observação participante nas quatro escolas da cidade de Chapecó onde estes estudantes encontram-se inseridos. Os elementos fundamentais presentes nesta pesquisa foram o principio de normalidade conceituado por Foucault e as marcas traduzidas como estigma para Goffman. Estes conceitos foram importantes para análise do fator inclusão tão presente nos debates contemporâneos e objeto de análise desta pesquisa.
Resumen : The contemporary world is permeated by demands that they seek a society with less inequality. One of these demands is the inclusion of people with disabilities at school, work or other socialization spaces This research sought to understand how to center the process of inclusion of the subject with Autistic Spectrum Disorder who attends the Educational Service of Specialized Care of occurs Activities psychophysical Patrick, enrolled in regular schools of the city of Chapecó. Thus it was found that the inclusion of students in the regular education system occurs only in legal framework by virtue of existing laws, or if the subject is included in fact and not just occupying a physical space in the school environment. We attempted to verify the applicability of the laws regarding the right of these students to have Service Specialized Educational and conditions of stay at school with quality and level playing field. The method used was qualitative study with participant observation in the four Chapecó from city schools where these students are inserted. The key elements for this research were the principle of normality conceptualized by Foucault and brands translated stigma for Goffman. These concepts were important to analyze the inclusion factor so present in contemporary debates and analyzed in this research.
Palabras clave : Escola
Inclusão escolar
Ensino e aprendizagem
Educação inclusiva
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1254
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAMARGO.pdf793,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.