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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1255
Type: | Monografia |
Título : | Violências para além da escola: um estudo das ocorrências registradas no município de Chapecó/SC |
Author: | Magri, Maico Junior |
First advisor: | Ames, Maria Alice Canzi |
Resume: | O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é realizar um levantamento das principais formas de violências registradas, compreender e analisar a partir de uma pesquisa exploratória qualiquantitativa em delegacias e no conselho tutelar, as principais formas e estratégias de atendimentos, encaminhamentos e resolução de violências cometidas contra crianças e adolescentes em idade escolar no município de Chapecó-SC. O referencial teórico utilizado neste trabalho se baseou no âmbito da sociologia clássica, com ênfase em Émile Durkheim, que transita entre a sociologia da educação e a sociologia jurídica. E também em Max Weber, que trabalha o conceito de monopólio legítimo da força, importante no estudo das instituições do Estado. Nesse sentido corrobora Milchel Foucault e Hannah Arendt. A metodologia empregada na coleta de dados nas delegacias e no conselho tutelar surgiu a partir dos levantamentos dos registros de ocorrências realizados em duas escolas do município. As análises das informações englobam uma reflexão sobre os tipos de violência, realizando também algumas considerações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o ato infracional. Nas considerações finais destaca-se como caminho possível a justiça restaurativa. A pesquisa possui o intuito de problematizar futuras investigações acerca dos indicadores que serão apresentados neste trabalho. |
Resumen : | L'objectif de ce travail cours de conclusion est d'étudier les principales formes de violence enregistrée, de comprendre et d'analyser à partir d'une recherche exploratoire qualitative et quantitative sur la police et de l'enfant agence de protection, les principales formes et stratégies de soins, les références et la résolution de violence commis contre les enfants et les adolescents d'âge scolaire à Chapecó-SC. Le cadre théorique utilisé dans cette étude a été basée sur le cadre de la sociologie classique, avec un accent sur Émile Durkheim, qui se déplace entre la sociologie de l'éducation et de la sociologie juridique. Et Max Weber, qui travaille le concept de monopole légitime de la force, important dans l'étude des institutions étatiques. En ce sens, corrobore Milchel Foucault et Arendt. La méthodologie utilisée pour recueillir des données dans la police et la protection de l'enfance organisme a émergé des enquêtes auprès des occurrences des enregistrements effectués dans deux écoles locales. L'analyse de l'information comprend une réflexion sur les types de violence, aussi de faire quelques considérations sur la situation des enfants et des adolescents (CEA) et l'infraction. Dans les considérations finales, il se distingue comme chemin possible la justice réparatrice. La recherche a l'intention de discuter de la recherche future sur les indicateurs qui seront présentés ici. |
Palabras clave : | Crianças-problema Educação Estatuto da Criança e do Adolescente Análise de dados Problemas sociais Violência escolar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1255 |
Fecha de publicación : | 2016 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais - Licenciatura |
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