Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1258
Tipo: Monografia
Título: Os brasileiros e os estrangeiros: as relações de sociabilidade entre o grupo de brancos e o grupo de negros "em um bairro de Chapecó"
Autor(es): Andreola, Neuri José
Primeiro Orientador: Soares, Claudete Gomes
Resumo: Este trabalho discute a formação de grupos demarcados na sociabilidade de moradores e trabalhadores, em um bairro da cidade de Chapecó. Como fonte teórica e conceitual, empregou-se o conceito de Estabelecidos e Outsiders, elaborado por Norbert Elias e Scotson (2000), buscando interpretar as formas de sociabilidade que se estabelece entre os moradores, a partir de uma perspectiva sociológica. Esta compreende os pressupostos sobre o preconceito racial de grupo, estigma social, status e poder, em uma análise qualitativa etnográfica das relações de sociabilidade dos moradores e trabalhadores de um bairro da cidade. Compreendemos que o que estava em jogo eram valores de superioridade, os quais se mantêm e se reproduzem numa relação de poder e status social em que o grupo dominante, ao entrar em contato com o outro grupo minoritário, produz uma imagem elevada de si própria. Esta dinâmica revela preconceito, discriminação e estigmas raciais, em relação ao grupo Outsiders.
Abstract/Resumen: En este trabajo se discute la formación de grupos demarcados en la sociabilidad de residentes y trabajadores, en un barrio de la ciudad de Chapecó. Como fuente teórica y conceptual, se utiliza el concepto de Establecido y Outsiders, formulado por Norbert Elias y Scotson (2000), en el intento de interpretar las formas de sociabilidad establecida entre los residentes del área, partiendo de una mirada sociológica, que involucra los presupuestos acerca del prejuicio racial de grupo, el estigma social, posición y poder, en un análisis cualitativo etnográfico de las relaciones personales, de residentes y trabajadores en el barrio de la ciudad. Entendemos que lo que estaba en juego eran los valores de superioridad, los que se mantienen y se reproducen en una relación de poder y status social, en que el grupo dominante, al ponerse en contacto con el otro grupo minoritario, produce una imagen superior de sí mismo. Esta dinámica revela los prejuicios, la discriminación y el estigma racial en relación al grupo outsiders.
Palavras-chave: Grupos étnicos
Influências sociais
Poder
Preconceito racial
Sociabilidade
Organização social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1258
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREOLA.pdf638,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.