Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jane Teresinha Donini-
dc.creatorBaú, Jéssica Monique-
dc.creatorKunzler, Daiane de Fátima Wagner-
dc.date2016-06-27-
dc.date.accessioned2017-10-09T16:56:09Z-
dc.date.available2017-10-05-
dc.date.available2017-10-09T16:56:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1264-
dc.description.abstractThis article aims to know the law and public policy set inclusive nature, which are designed to provide and promote programs and actions designed to ensure the educational rights of deaf students in regular education network. This article arose from the demand of the Curricular Component Monography - CCM, based on the brief experiences as teachers of the State Public Education Network and experiences in the classroom during placements in Pedagogy Course. In our experiments we found that often deaf students, considered included, are only allocated in classrooms, without proper care, which, in our view, creates a fictitious inclusion or exclusionary inclusion. This was the main reason that we sought to know the laws and policies that ensure the rights of the deaf student to school education. Theoretically, we seek reasons in Brito studies (2013), Sanchez (2005), Glat and Fernandes (2005), among others, as well as legal documents, decrees and regulations in force in our country. Already the methodology follows the principles of bibliographic and documentary research. Based on the studies can be concluded that there is ample legal support that supports deaf students in their education, however, the situations that drove us to this research, show how there is still a significant gap between the legal propositions and the actual conditions of schooling these students. One of the alternatives identified in our conclusion is the urgency Pounds access associated with the organization of schools to ensure access, permanence and success of these students.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo conhecer o conjunto de legislação e políticas públicas de cunho inclusivo, que têm por função prover e promover programas e ações que visam assegurar os direitos educacionais de estudantes surdos na rede regular de ensino. Este artigo surgiu a partir da demanda do CCR de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, tomando como base as breves vivências enquanto professoras da Rede Pública Estadual de Ensino e das experiências vividas em sala de aula durante a realização de estágios no Curso de Pedagogia. Em nossas experiências observamos que, frequentemente, os estudantes surdos, considerados incluídos, são apenas alocados em salas de aula, sem a devida assistência, o que, ao nosso ver, gera uma inclusão fictícia ou uma inclusão excludente. Esta situação foi o principal motivo para que procurássemos conhecer a legislação e as políticas que asseguram os direitos do estudante surdo à educação escolarizada. Teoricamente, buscamos fundamentação nos estudos de Brito (2013), Sánchez (2005), Glat e Fernandes (2005), entre outros, além de documentos legais, decretos e normativas vigentes em nosso país. Já a metodologia utilizada segue os princípios da pesquisa bibliográfica e documental. Com base nos estudos pode-se concluir que há amplo respaldo legal que ampara os estudantes surdos em sua escolaridade, contudo, as situações que nos impulsionaram a esta pesquisa, mostram como existe ainda uma distância significativa entre as proposições legais e as condições reais de escolarização destes estudantes. Uma das alternativas apontadas em nossa conclusão trata da urgência do acesso à Libras associado a organização de escolas que garantam o acesso, a permanência e o êxito desses estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-05T22:08:09Z No. of bitstreams: 1 BAÚ e KUNZLER.pdf: 514183 bytes, checksum: eead8ceeab4d0db9f675d2f434dc3bfe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T16:56:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BAÚ e KUNZLER.pdf: 514183 bytes, checksum: eead8ceeab4d0db9f675d2f434dc3bfe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T16:56:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BAÚ e KUNZLER.pdf: 514183 bytes, checksum: eead8ceeab4d0db9f675d2f434dc3bfe (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais e a inclusão do aluno surdo no ensino regularpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAÚ e KUNZLER.pdf502,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.