Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1264
Type: Artigo Cientifico
Título : Políticas públicas educacionais e a inclusão do aluno surdo no ensino regular
Author: Baú, Jéssica Monique
Kunzler, Daiane de Fátima Wagner
First advisor: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Resume: O presente artigo tem como objetivo conhecer o conjunto de legislação e políticas públicas de cunho inclusivo, que têm por função prover e promover programas e ações que visam assegurar os direitos educacionais de estudantes surdos na rede regular de ensino. Este artigo surgiu a partir da demanda do CCR de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, tomando como base as breves vivências enquanto professoras da Rede Pública Estadual de Ensino e das experiências vividas em sala de aula durante a realização de estágios no Curso de Pedagogia. Em nossas experiências observamos que, frequentemente, os estudantes surdos, considerados incluídos, são apenas alocados em salas de aula, sem a devida assistência, o que, ao nosso ver, gera uma inclusão fictícia ou uma inclusão excludente. Esta situação foi o principal motivo para que procurássemos conhecer a legislação e as políticas que asseguram os direitos do estudante surdo à educação escolarizada. Teoricamente, buscamos fundamentação nos estudos de Brito (2013), Sánchez (2005), Glat e Fernandes (2005), entre outros, além de documentos legais, decretos e normativas vigentes em nosso país. Já a metodologia utilizada segue os princípios da pesquisa bibliográfica e documental. Com base nos estudos pode-se concluir que há amplo respaldo legal que ampara os estudantes surdos em sua escolaridade, contudo, as situações que nos impulsionaram a esta pesquisa, mostram como existe ainda uma distância significativa entre as proposições legais e as condições reais de escolarização destes estudantes. Uma das alternativas apontadas em nossa conclusão trata da urgência do acesso à Libras associado a organização de escolas que garantam o acesso, a permanência e o êxito desses estudantes.
Resumen : This article aims to know the law and public policy set inclusive nature, which are designed to provide and promote programs and actions designed to ensure the educational rights of deaf students in regular education network. This article arose from the demand of the Curricular Component Monography - CCM, based on the brief experiences as teachers of the State Public Education Network and experiences in the classroom during placements in Pedagogy Course. In our experiments we found that often deaf students, considered included, are only allocated in classrooms, without proper care, which, in our view, creates a fictitious inclusion or exclusionary inclusion. This was the main reason that we sought to know the laws and policies that ensure the rights of the deaf student to school education. Theoretically, we seek reasons in Brito studies (2013), Sanchez (2005), Glat and Fernandes (2005), among others, as well as legal documents, decrees and regulations in force in our country. Already the methodology follows the principles of bibliographic and documentary research. Based on the studies can be concluded that there is ample legal support that supports deaf students in their education, however, the situations that drove us to this research, show how there is still a significant gap between the legal propositions and the actual conditions of schooling these students. One of the alternatives identified in our conclusion is the urgency Pounds access associated with the organization of schools to ensure access, permanence and success of these students.
Palabras clave : Educação inclusiva
Legislação
Língua Brasileira de Sinais
Políticas públicas
Inclusão escolar
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1264
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BAÚ e KUNZLER.pdf502,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.