Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1278
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A inclusão do aluno com deficiência no ensino regular: benefícios ou desvantagens para com seus colegas de turma |
Autor(es): | Luz, Angela Vany Aparecida da Tesser, Camila Gregianin |
Primeiro Orientador: | Silva, Mara Cristina Fortuna da |
Resumo: | O presente trabalho discute a inclusão do aluno com deficiência no ensino regular abordando quais são os benefícios ou desvantagens dessa inclusão e como isso acarreta no desenvolvimento da turma, em relação aos colegas. Este estudo surgiu a partir de experiências vivenciadas em estágios e debates realizados nos componentes curriculares do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo do presente trabalho é analisar pontos positivos e negativos que crianças sem deficiência terão ao compartilhar do mesmo espaço escolar com crianças com deficiência. A partir do interesse no assunto abordado buscamos estudos de cunho qualitativo em pesquisas bibliográficas referentes ao tema. Diante das análises realizadas ao longo do trabalho, encontramos indicações de algumas desvantagens aos alunos com deficiência diante da carência em inovar as práticas pedagógicas. No entanto, a inclusão no sentido de interação entre os sujeitos com e sem deficiência está sendo significativa para todos no sentido de desenvolvimento de sujeitos capazes de conviver em grupos, aceitando as diferenças, oportunizando a valorização do ser humano. Concluímos que as trocas entre as pessoas com e sem deficiência são proveitosas a partir do momento em que as mesmas podem crescer juntas, tornando-se sujeitos reflexivos, assumindo papéis diferentes, aprendendo a respeitar as diferenças, estreitando o espaço entre o diferente e o considerado “normal”. |
Abstract/Resumen: | The present study discusses the inclusion of students with disabilities in regular education addressing what are the benefits or drawbacks to this inclusion and how this leads to the development of the class, in relation to colleagues. This study arose from experiences in stages and discussions in the curricular components of the course degree in Pedagogy. The objective of this study is to analyze positive and negative points that children without disabilities will have to share the same school space with children with disabilities. From the interest in the matter raised seek studies of qualitative research in bibliographical references concerning the topic. In the face of the analyzes performed during the study, we found indications of some disadvantages for students with disabilities in the face of the shortage in innovate pedagogical practices. However, the inclusion in the sense of interaction between subjects with and without disabilities is being significant for all to develop subject capable of living in groups, accepting the differences, allowing the exploitation of human beings. We conclude that the exchanges between people with and without disabilities are profitable from the moment in which they can grow together, becoming subject reflective, assuming different roles, learning to respect differences, narrowing the space between the different and considered "normal". |
Palavras-chave: | Currículo Educação básica escolar Ensino e aprendizagem Educação inclusiva |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1278 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUZ e TESSER.pdf | 606,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.