Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1287
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Alves, Solange Maria-
dc.creatorJuriati, Dinaura Fagundes-
dc.creatorZanella, Vanessa-
dc.date2017-07-07-
dc.date.accessioned2017-10-09T18:56:11Z-
dc.date.available2017-10-09-
dc.date.available2017-10-09T18:56:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1287-
dc.description.abstractThe article is native from studies, practices and problematization developed during the supervised internship in the initial years of Elementary School in the pedagogy course of the Federal University of Fronteira Sul Campus Chapecó where, based in the historical-cultural theory of human development, we experienced the pedagogical process organization in the field of teaching and learning. It is based on the objective proposed to deepen reflections about theory and practice relation in the pedagogical process whit children of the initial years of Elementary School, more specifically those of the second year of this schooling stage. In methodologic terms, the scope of the proposed objective was achieved through: I.) deepening of studies in the historical-cultural field focusing in some central categories, as: symbolic mediation, learning and development, thought and language, higher functions and role of school in the process of human development; II.) Realization of pedagogical practices organized based on the support theory whit second-year children from two public schools in Chapecó-SC region. Of practices carried out, two of them are reported here, in order to make part of this results achieved on this process explicit, that, in general terms, point to the positivity of learning realized on the way of become a teacher, especially about learning and planning the teaching action in a theoretical base of practice support.pt_BR
dc.description.resumoO artigo em tela é oriundo de estudos, práticas e problematizações desenvolvidas durante o estágio supervisionado de anos iniciais de ensino fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó, onde, com base na teoria históricocultural de desenvolvimento humano, experienciamos a organização do processo pedagógico no âmbito do ensino e da aprendizagem. Está pautado no objetivo de aprofundar reflexões acerca da relação teoria e prática no processo pedagógico com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente as de segundo ano desta etapa de escolarização. Em termos metodológicos, o alcance do objetivo proposto se deu por meio de: I.) aprofundamento de estudos no campo teórico histórico-cultural focando algumas categorias centrais como: mediação simbólica, aprendizagem e desenvolvimento, pensamento e linguagem, funções superiores de pensamento e papel da escola no processo de desenvolvimento humano; II.) realização de práticas pedagógicas organizadas com base na teoria de suporte, com crianças de segundo ano de duas escolas públicas da região de Chapecó- SC. Das práticas realizadas, duas são relatadas aqui de modo a explicitar parte dos resultados alcançados neste processo que, em termos gerais, apontam para a positividade das aprendizagem realizadas no caminho de constituir-se docente, especialmente no que diz respeito a aprender a planejar a ação docente numa base teórica de sustentação da prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-09T18:43:34Z No. of bitstreams: 1 JURIATI e ZANELLA.pdf: 485150 bytes, checksum: 24cb01f5dec973c714a80c22f6c95a30 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T18:56:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JURIATI e ZANELLA.pdf: 485150 bytes, checksum: 24cb01f5dec973c714a80c22f6c95a30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T18:56:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JURIATI e ZANELLA.pdf: 485150 bytes, checksum: 24cb01f5dec973c714a80c22f6c95a30 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEnsinar e aprender na perspectiva da escola de Vygotsky: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JURIATI e ZANELLA.pdf473.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.