Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1287
Type: Artigo Cientifico
Título : Ensinar e aprender na perspectiva da escola de Vygotsky: um relato de experiência
Author: Juriati, Dinaura Fagundes
Zanella, Vanessa
First advisor: Alves, Solange Maria
Resume: O artigo em tela é oriundo de estudos, práticas e problematizações desenvolvidas durante o estágio supervisionado de anos iniciais de ensino fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó, onde, com base na teoria históricocultural de desenvolvimento humano, experienciamos a organização do processo pedagógico no âmbito do ensino e da aprendizagem. Está pautado no objetivo de aprofundar reflexões acerca da relação teoria e prática no processo pedagógico com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente as de segundo ano desta etapa de escolarização. Em termos metodológicos, o alcance do objetivo proposto se deu por meio de: I.) aprofundamento de estudos no campo teórico histórico-cultural focando algumas categorias centrais como: mediação simbólica, aprendizagem e desenvolvimento, pensamento e linguagem, funções superiores de pensamento e papel da escola no processo de desenvolvimento humano; II.) realização de práticas pedagógicas organizadas com base na teoria de suporte, com crianças de segundo ano de duas escolas públicas da região de Chapecó- SC. Das práticas realizadas, duas são relatadas aqui de modo a explicitar parte dos resultados alcançados neste processo que, em termos gerais, apontam para a positividade das aprendizagem realizadas no caminho de constituir-se docente, especialmente no que diz respeito a aprender a planejar a ação docente numa base teórica de sustentação da prática.
Resumen : The article is native from studies, practices and problematization developed during the supervised internship in the initial years of Elementary School in the pedagogy course of the Federal University of Fronteira Sul Campus Chapecó where, based in the historical-cultural theory of human development, we experienced the pedagogical process organization in the field of teaching and learning. It is based on the objective proposed to deepen reflections about theory and practice relation in the pedagogical process whit children of the initial years of Elementary School, more specifically those of the second year of this schooling stage. In methodologic terms, the scope of the proposed objective was achieved through: I.) deepening of studies in the historical-cultural field focusing in some central categories, as: symbolic mediation, learning and development, thought and language, higher functions and role of school in the process of human development; II.) Realization of pedagogical practices organized based on the support theory whit second-year children from two public schools in Chapecó-SC region. Of practices carried out, two of them are reported here, in order to make part of this results achieved on this process explicit, that, in general terms, point to the positivity of learning realized on the way of become a teacher, especially about learning and planning the teaching action in a theoretical base of practice support.
Palabras clave : Desenvolvimento humano
Educação
História da educação
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1287
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JURIATI e ZANELLA.pdf473.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.