Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1288
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Indisciplina escolar e autoridade docente: o que dizem as produções científicas nos últimos dez anos
Autor(es): Fragoso, Reasilda
Primeiro Orientador: Lyra, Leticia Ribeiro
Resumo: A relação entre a indisciplina escolar e autoridade docente é um problema de anos, porém sempre atual, um campo de pesquisa que desperta diferentes olhares para uma realidade de ontem, de hoje e do amanhã, com tamanha importância para qualquer pessoa envolvida no processo educacional. Diante disso, optou-se por analisar o que as produções científicas dizem a respeito da indisciplina escolar e da autoridade docente nos últimos dez anos (2006-2016). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e teve como procedimento a pesquisa bibliográfica. Desta maneira, o presente estudo organiza-se em duas etapas. A etapa I consistiu na busca de literatura científica postada na “Web sítio” da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior) e da ANPEd (Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação), em que para esta finalidade, foram utilizados os seguintes descritores: autoridade docente e indisciplina escolar. A segunda etapa deste trabalho caracterizou-se sob a análise das produções científicas obtidas na etapa I. Dos resultados obtidos, destacaram-se seis trabalhos completos, oito artigos, uma tese e uma dissertação. Da análise de todo material, foi constatado que esse campo de pesquisa ainda tem espaço para muitas outras pesquisas, que auxilie no processo de construção da autoridade docente e atitudes em relação à indisciplina escolar.
Abstract/Resumen: The objective of this research was to analyze what the scientific productions say about school indiscipline and teaching authority in the last ten years (2006-2016). It is a research of the exploratory type and had as a procedure the bibliographic research. In this way, the present study is organized in two stages. Stage I consisted in the search for scientific literature posted on the CAPES website (Coordination for Improvement of Higher Education Personnel) and ANPED (National Association for Postgraduate Studies and Research in Education), in which, for this purpose, Used the following descriptors: teaching authority and school indiscipline. The second stage of this work was characterized under the analysis of the scientific productions obtained in step I. From the results obtained to the research, previously carried out, there were six complete papers, eight articles, a thesis and a dissertation. From all analyzed material, it is verified that this field of research still has space for many other works, that aid in the process of construction of the teaching authority and attitudes towards school indiscipline.
Palavras-chave: Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior
Disciplina na sala de aula
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1288
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRAGOSO.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.