Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1294
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A interdisciplinaridade em livros didáticos de ciências para os anos iniciais recomendados pelo PNLD
Autor(es): Kunzler, Angélica
Novello, Rosiane Molski
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Resumo: O estudo aqui relatado parte da importância do trabalho interdisciplinar para o alcance dos objetivos da educação científica escolar. Neste processo, destaca o papel dos livros didáticos, uma vez que constituem o principal recurso utilizado pelos professores para desenvolver suas aulas. A pesquisa analisou a Coleção Didática “Ciências humanas e da natureza - Projeto Buritti Ciências (2014)”, recomendada pelo PNLD-Ciências de 2016 buscando compreender como a coleção propõe a superação da fragmentação dos conteúdos escolares na busca pela alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo é de natureza bibliográfica e analisou todos os volumes da citada Coleção, através da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados indicam que há integração entre as áreas do conhecimento às quais a Coleção se propôs: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Verificou-se que é enfatizada a presença da Biologia, bem como de Geografia, História, Língua Portuguesa e Artes, até o volume do 3º. ano. Nos dois últimos volumes, do 4º. e 5º. ano, a presença destas disciplinas se mantém, porém enfraquece, ampliando o diálogo dentro da própria área das Ciências da Natureza, com as disciplinas de Física e Química. Na integração entre as áreas do conhecimento proposta pela coleção, observamos que a participação dos alunos é minorada, através de atividades realizadas principalmente de forma individual ou em pequenos grupos. Há ênfase em estudos temáticos bibliográficos, na identificação de dados e comunicação de resultados. Conclusivamente é possível afirmar que a coleção se mostra sensível à importância da integração entre as áreas do conhecimento, notadamente Ciências Naturais e Ciências Humanas, tendo em vista a contribuição que compreende ser possível para o êxito da alfabetização científica nos anos iniciais da escolarização. Contudo, o estudo necessita prosseguir, no sentido de melhor identificar se a integração proposta caracteriza-se propriamente como uma abordagem interdisciplinar, do ponto de vista de seus pressupostos epistemológicos e educacionais, ou trata-se de outras modalidades de integração.
Abstract/Resumen: The study here reported starts from the importance of interdisciplinary work to the achievement of the objectives of school scientific education. In this process, it highlights the role of textbooks, since they are the main resource used by teachers to develop their classes. The research analyzed the Didactic Collection "Human and Nature Sciences - Project Buritti Ciências (2014)", recommended by PNLD-Sciences of 2016, seeking to understand how the collection proposes to overcome the fragmentation of school contents in the search for scientific literacy in the early years of the elementary School. The study is of bibliographic nature and analyzed all volumes of the aforementioned Collection, through the technique of content analysis (BARDIN, 2011). The data indicate that there is integration between the areas of knowledge to which the Collection has proposed: Natural Sciences and Human Sciences. It was verified that the presence of Biology, as well as of Geography, History, Portuguese Language and Arts, is emphasized until the volume of the 3rd. year. In the last two volumes, from the 4th. And 5º. Year, the presence of these disciplines remains, however, weakening, broadening the dialogue within the area of Natural Sciences, with the disciplines of Physics and Chemistry. In the integration between the areas of knowledge proposed by the collection, we observed that the participation of the students is reduced, through activities carried out mainly individually or in small groups. There is an emphasis on bibliographic thematic studies, data identification and reporting of results. Conclusively it is possible to affirm that the collection is sensitive to the importance of the integration between the areas of knowledge, notably Natural Sciences and Human Sciences, in view of the contribution that it makes possible to the success of scientific literacy in the initial years of schooling. However, the study needs to continue, in order to better identify if the proposed integration is properly characterized as an interdisciplinary approach, from the point of view of its epistemological and educational assumptions, or other integration modalities.
Palavras-chave: Ensino
Interdisciplinaridade
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
Projeto Buritti Ciências
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1294
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KUNZLER e NOVELLO.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.