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Type: Artigo Cientifico
Title: O caderno de planejamento do professor alfabetizador: anúncios e desafios
Author: Kunzler, Marisa Pompermaier
Reolon, Armanda
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: O presente estudo tem como propósito compreender a dinâmica e o processo de registro do planejamento da ação educativa do 1º ano do ensino fundamental, por meio da análise de planejamentos de professores. São objetivos desta pesquisa: identificar as concepções de planejamento e de prática educativa em teóricos da área e no material empírico selecionado; buscar, por meio das ações educativas propostas, saberes e/ou habilidades intencionadas pela ação a ser desenvolvida. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental com suporte bibliográfico. Constituíram documentos deste trabalho, 03 (três) cadernos de professores alfabetizadores da rede estadual de ensino, com atuação na cidade de Chapecó, no Oeste catarinense, selecionados em decorrência de vínculo com programas de formação de professores da Universidade Federal da Fronteira Sul. A análise e interpretação dos resultados da pesquisa seguiram a orientação e os indicadores da Análise de Conteúdo de Bardin (1979), sintetizada por Triviños (1989), o qual propõe: pré-análise, análise categorial e análise inferencial. Como resultado, este estudo permite destacar que o exercício/ato de planejar faz parte, ou pelo menos deveria fazer parte da vida cotidiana do professor. Trata-se de um processo que demanda atenção a uma multiplicidade de fatores que circunscrevem a ação educativa. Concluímos, igualmente, que o planejamento dista, e muito, do que intencionam os autores que dele se ocupam. Entre os cadernos estudados, embora em pequena amostra, nos deparamos com três perspectivas de planejamento: a primeira se revela como um exercício que denominamos fichário: um agrupamento de atividades aleatoriamente selecionadas em atenção à alfabetização; outra se trata de um exercício que anuncia protagonismo pelo processo de construção de conhecimento, no entanto, registra poucas atividades, ações, que revelem este fazer; o terceiro exercício analisado apresenta registros semanais de aulas planejadas, no entanto segue rigorosamente o desenvolvimento das mesmas habilidades cognitivas do início ao fim de ano letivo, tendo o alfabeto como eixo central de organização. Cabe-nos destacar, contudo, a necessidade da compreensão do registro do planejamento das ações educativas como um processo que demanda reflexões permanentes sobre a própria prática educativa em desenvolvimento.
Abstract: The purpose of this study is to understand the dynamics and the process of the planning records of the educational action of the 1st year of Elementary School, through the analysis of teachers' plans. The objectives of this research are: identifying conceptions of planning and educational practice in theorists of this area, and in the empirical material selected; seeking, through the educational actions proposed, intended knowledge and/or skills for the one to be developed. Methodologically, this is about a documentary research with bibliographic support. It was constituted, as documents for this report, three (3) literacy teachers’ notebooks from the State Education Network, acting in the city of Chapecó, in the Western of Santa Catarina State, selected as a result of a link with teacher training programs of the Universidade Federal da Fronteira Sul. The analysis and interpretation of the research results followed the orientation and indicators of the Bardin’s Content Analysis (1979), synthesized by Triviños (1989), which proposes: pre-analysis, categorical analysis and inferential analysis. As a result, this study allows to emphasize that the exercise/act of planning is part, or at least should be part of teachers’ daily life. It is a process that requires attention to a multiplicity of factors which circumscribe the educational action. We also conclude that planning is way too far from what is proposed by the authors who are concerned to it. Among the studied notebooks, in a small sample though, we face three planning perspectives: the first is an exercise we call as a binder: a group of activities randomly selected concerning literacy; another is an exercise that announces protagonism by the process of knowledge construction, however, it registers few activities, actions, which reveal this act; the third exercise analyzed presents weekly records of planned classes, but it strictly follows the development of the same cognitive abilities from the beginning to the end of the school year, with the alphabet as the central point of organization. It is important to highlight, however, the need to understand the planning records of the educational actions as a process that requires permanent reflections about the educational practice itself that is being developed.
Keywords: Ensino fundamental
Alfabetização
Formação de professores
Educação escolar básica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1298
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

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