Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/130
Type: Monografia
Title: Brincar na educação infantil: propostas, relações e interações entre crianças pequenas
Author: Neis, Chaiane Orso
First advisor: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Resume: Esta pesquisa discute a importância do brincar no contexto das instituições de Educação Infantil, bem como as interações que ocorrem entre as crianças pequenas no momento em que brincam. Deste modo, apresentou-se algumas considerações acerca do brincar na Educação Infantil, algumas definições deste termo, sua organização, bem como se apresenta algumas especificidades do brincar com crianças entre dois e três anos de idade. De acordo com o exposto o objetivo versa sobre a investigação das possibilidades de ação e interação das crianças pequenas com o brincar, no contexto da Educação Infantil. Sendo que por meio da análise de pesquisas, foi perceptível que o brincar é visto como um momento livre, sem ocorrer um planejamento. E neste sentido, buscou-se propor algumas sugestões de situações lúdicas que explorem o desejo que as crianças possuem em brincar. Através do brincar percebe-se as crianças como sujeitos de sua aprendizagem, e o professor como mediador destes conhecimentos. Sendo fundamental a interação entre estes sujeitos para o desenvolvimento de um brincar que aumente a curiosidade, a imaginação, o gosto e o desejo em brincar.
Abstract: This research discusses the importance of play in the context of Early Childhood institutions, as well as the interactions that occur among young children at the moment they play. In this way, some considerations were presented about playing in Early Childhood Education, some definitions of this term, its organization, as well as some specificities of playing with children between two and three years of age. According to the above, the objective is to investigate the possibilities of action and interaction of young children with play in the context of Early Childhood Education. Being that through the analysis of researches, it was perceptible that playing is seen as a free moment, without planning. And in this sense, it was tried to propose some suggestions of playful situations that explore the desire that the children possess in playing. Through play the children are perceived as subjects of their learning, and the teacher as mediator of this knowledge. Being fundamental the interaction between these subjects for the development of a play that increases the curiosity, the imagination, the taste and the desire to play.
Keywords: Educação infantil
Escola
Instituições de educação
Ludicidade
Docência
Brincar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/130
Issue Date: 10-Dec-2014
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEIS.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.