Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1301
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A docência do professor surdo no ensino superior como objeto de estudo na academia
Autor(es): Melo, Adriana de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Resumo: Com esta pesquisa procurei demonstrar de que forma o exercício da docência de Libras pelos professores surdos, tem se configurado em objeto de pesquisa na academia. Utilizando uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, desenvolvi uma busca, em sites de pesquisas, definindo como campo de buscas o Scielo e Anped Sul os quais publicam grande parte dos artigos e pesquisas acadêmicas. Neste universo, o foco das buscas recaiu sobre a prioridade do professor surdo para o ensino de Libras no ensino superior, conforme prevê o Decreto 5626/2005. Ressaltando que este precisa ter qualificação para poder atuar neste campo de trabalho. Como o número de surdos habilitados para assumir esta função é ainda restrito, também as produções e pesquisas o são. Foram poucas as pesquisas encontradas e a maioria, não aborda diretamente a atuação do professor de Libras surdo. Para compreender o próprio material de pesquisa, neste trabalho, percorri brevemente a história da educação dos surdos, assim como a legislação brasileira que define a prioridade aos surdos para ministrar a disciplina de Libras nos cursos de formação de professores de níveis Médio e Superior, nos cursos de fonoaudiologia, sendo optativo para todos os demais cursos de graduação no Brasil.
Abstract/Resumen: A través de esta investigación se intentó demostrar como el ejercicio de la docencia de Libras por profesores sordos se ha convertido en objeto de investigación en la academia. Utilizando un enfoque cualitativo, de naturaleza bibliográfica, se desarrolló una búsqueda en sitios electrónicos de investigación, configurando como campo de búsqueda el Scielo y el Sur Anped, en los cuales se publican gran parte de las investigaciones académicas. Mientras que después del Decreto 5626/2005 la prioridad para la enseñanza de Libras en la educación superior es del profesor sordo, sin embargo, necesita de una cualificación para que pueda 16 actuar en este campo de trabajo. Pero, así como el número de sordos calificados para asumir esta función es todavía limitado, las producciones e investigaciones también lo son. Pocas fueron las investigaciones encontradas, y la mayoría, no trata directamente sobre la actuación del profesor de Libras sordo. Para comprender el material de investigación, en este trabajo, se investigó la historia de la enseñanza de los sordos, así como la ley brasileña, en la que trae esta resolución, es decir, establece la prioridad a los sordos de enseñar la disciplina de Libras en los cursos de formación de profesores que actúan en el bachillerato y en la enseñanza superior, en los cursos de terapia del habla, estando opcional para los otros cursos superiores en Brasil.
Palavras-chave: Ensino superior
Língua brasileira de sinais
Professor reflexivo
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1301
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO.pdf515,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.