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Type: Monografia
Title: Moda e comportamento feminino em Chapecó - SC na década de 1950
Author: Uliana, Josiane
First advisor: Marquetti, Délcio
Resume: O presente trabalho dedica-se ao estudo da moda como fenômeno cultural. O objetivo é analisar as relações estabelecidas com a moda por uma amostra (um grupo) de mulheres que viviam no espaço citadino de Chapecó – SC, na década de 1950. Esse período é considerado o momento da concretização do ideal de modernidade, difundido durante a colonização do município e associa-se à compreensão da moda como fenômeno preponderantemente urbano. Servindo-nos de fontes orais (entrevistas com mulheres que estudaram em colégio católico), fotografias e jornais, analisamos o comércio de artigos de vestuário, as possibilidades de acesso a informações sobre tendências de moda e as formas de confecção da roupa. As modificações no cenário urbano influenciaram diretamente os comportamentos, as práticas de sociabilidade feminina e suas relações com o vestuário e a moda. Um dos aspectos que marcaram essa relação feminina com a moda foi uma moralização representada principalmente pelo ensino de caráter religioso. Desta forma a recepção (ou não) de estilos da moda no período permite-nos refletir a respeito de questões que permeavam as mentalidades da época: o papel atribuído à mulher, refreando suas ações e moldando seus corpos aos padrões vigentes, ao mesmo tempo em que certos estilos (considerava-se) promoviam a liberdade e a androginia. Esse estudo permite uma percepção da moda em uma região interiorana, ou seja, trata-se de um olhar sobre as relações estabelecidas com o fenômeno, longe dos grandes centros do país na época.
Abstract: The present work is dedicated to the study of fashion as a cultural phenomenon. The objective is to analyze the relations established with fashion by a sample (a group) of women who lived in the city space of Chapecó - SC, in the 1950s. This period is considered the moment of the realization of the ideal of modernity, spread during the colonization of the municipality, and is associated with the understanding of fashion as a predominantly urban phenomenon. Using oral sources (interviews with women who studied at a Catholic college), photographs and newspaper clippings, we analyzed the clothing trade, the possibilities of accessing information about fashion trends, and the ways in which clothing was made. Modifications in the urban setting directly influenced the behaviors, practices of female sociability and their relations with clothing and fashion. One of the aspects that marked this female relationship with fashion was a moralization represented mainly by religious teaching. In this way the reception (or not) of fashionable styles in the period allows us to reflect on issues that permeated the mentalities of the time: the role attributed to women, curtailing their actions and shaping their bodies to the current standards, at the same time in That certain styles (it was considered) promoted freedom and androgyny. This study allows a perception of fashion in a interior region, that is, it is a look at the relations established with the phenomenon, away from the great centers of the country at the time.
Keywords: Comportamento
Gênero
Imprensa
Moda
Modernidade
IND
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1303
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC História

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