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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Educação em tempo integral, o espaço escolar e o território em seu entorno: a experiência da escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky
Autor(es): Walker, Gleici Crisitna
Primeiro Orientador: Matiello, Alexandre Mauricio
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, que teve como objetivo geral compreender qual a influência da arquitetura nos processos educativos da educação em tempo integral. Como objetivos específicos: verificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis da arquitetura da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky para a educação em tempo integral e para as suas práticas educativas; identificar a percepção de estudantes, docentes e gestores acerca do espaço escolar e apontar sugestões de mudanças ou de permanência para a realização das práticas de ensino em tempo integral. A ideia de trabalhar com esse assunto surgiu por meio do questionamento sobre a apropriação de educadores do espaço escolar e se existe alguma limitação no planejamento pedagógico gerada pelo planejamento arquitetônico da escola. Por meio de abordagem qualitativa multimétodos, foram analisados os resultados de: entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores, Walkthrough, Jogo da Memória e o desenho, sendo que os dois últimos instrumentos foram aplicados com crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, apoiamo-nos nas contribuições dos autores a respeito da educação integral e da arquitetura dos espaços educativos. Destacamos como resultados a não incorporação da proposta de educação integral em sua totalidade; falta de apropriação por parte da escola para fazer uso do território em seu entorno, a necessidade de readequação dos espaços além da ampliação do espaço físico, bem como a ausência de incentivo e formação continuada por parte da secretária municipal de educação.
Abstract/Resumen: This article is the result of a survey conducted at the School Citizen Park Cyro Sosnosky, which aimed to understand the influence of architecture and in the educational processes of full-time education. Specific objectives: to verify the favorable and unfavorable aspects of the Citizen Park School Cyro Sosnosky architecture for full-time education and their educational practices; identify the perception of students, teachers and administrators about the school environment and point suggestions for change or stay for the realization of teaching practices in full-time. P á g i n a | 25 The idea of working with this issue arose by questioning about the appropriation of school space educators and if there is any limitation in educational planning generated by the architectural planning of the school. Through qualitative multimethod approach, the results were analyzed: semi-structured interviews with teachers and administrators, Walkthrough, Memory Game and drawing, and the last two instruments were applied to children from first to fifth year of elementary school. As a theoretical framework, we rely on the contributions of the authors regarding the integral education and educational spaces architecture. We highlight as results not incorporating a comprehensive education proposal in its entirety; lack of ownership by the school to make use of the territory in its surroundings, the need for upgrading of spaces as well as expansion of physical space, and the lack of encouragement and continuing education by the municipal secretary of education.
Palavras-chave: Escolas (Arquitetura)
Educação integral
Planejamento pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1309
Data do documento: 2016
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