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dc.contributor.advisor1Matos, Izabella Barison-
dc.creatorSantos, Charlisa Corrêa dos-
dc.date2016-06-22-
dc.date.accessioned2017-10-09T19:10:57Z-
dc.date.available2017-10-05-
dc.date.available2017-10-09T19:10:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1310-
dc.description.abstractNowadays, a phenomenon that has been worrying different segments, inside and outside of school, is the falling ill of teachers, in some cases called Burnout Syndrome by the literature. In this paper we have studied aspects of the phenomenon, from some points of view regarding medicine literature and we also consulted official data about the situation of teachers from Santa Catarina's public education, a Brazilian state. The results of these researches provided worrying information: literature reveals existent research on this topic demonstrating increase on teachers‟ mental and psychosomatic illnesses. Likewise, official data points out that teachers from Santa Catarina's public education are the majority on sick leave between twenty state bodies, situation that makes the problem visible. As concluding considerations we see that the literature concerned with this subject shows some reasons for teachers‟ health problems, warning that this is a public health issue. On the other hand, data about teachers as public servants proposes to face the problem because teachers‟ health problems are growing, as shown by statistics.pt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade, o fenômeno que vem preocupando os diferentes segmentos, dentro e fora da escola, é o processo de adoecimento de professores que, em alguns casos, é denominado, pela literatura, de Síndrome de Burnout. Neste breve ensaio estudamos aspectos do fenômeno, a partir de alguns pontos de vista da literatura e, também, valemo-nos de dados oficiais sobre a situação dos professores vinculados ao funcionalismo público de Santa Catarina. Os resultados advindos dessas buscas apontaram um cenário preocupante: a literatura revela a existência de estudos focados nesse fenômeno, demonstrando tratar-se de uma tendência crescente de adoecimento da categoria. Da mesma forma, dados oficiais apontam incidência cada vez maior de professores da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina adoecidos, apresentando o maior quantitativo de servidores afastados em licença médica, dentre os 20 órgãos estaduais, denunciando a visibilidade numérica do problema. Dentre as considerações finais, observamos que: a literatura dedicada ao tema aponta alguns motivos que têm causado o adoecimento dos docentes, alertando para o fato de tratar-se de um problema de saúde pública. Por outro lado, os dados relativos ao funcionalismo estadual, ligado à educação, sugerem haver necessidade de enfrentamento, diante dos crescentes índices que denunciam o processo de adoecimento, a partir das estatísticas disponíveis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-05T22:38:31Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 932211 bytes, checksum: a6c23549bfc57b8c1f0d6d6254dd9913 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T19:10:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 932211 bytes, checksum: a6c23549bfc57b8c1f0d6d6254dd9913 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T19:10:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 932211 bytes, checksum: a6c23549bfc57b8c1f0d6d6254dd9913 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.titleProdução de adoecimento de professores: algumas consideraçõespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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