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Type: Artigo Cientifico
Title: Produção de adoecimento de professores: algumas considerações
Author: Santos, Charlisa Corrêa dos
First advisor: Matos, Izabella Barison
Resume: Na contemporaneidade, o fenômeno que vem preocupando os diferentes segmentos, dentro e fora da escola, é o processo de adoecimento de professores que, em alguns casos, é denominado, pela literatura, de Síndrome de Burnout. Neste breve ensaio estudamos aspectos do fenômeno, a partir de alguns pontos de vista da literatura e, também, valemo-nos de dados oficiais sobre a situação dos professores vinculados ao funcionalismo público de Santa Catarina. Os resultados advindos dessas buscas apontaram um cenário preocupante: a literatura revela a existência de estudos focados nesse fenômeno, demonstrando tratar-se de uma tendência crescente de adoecimento da categoria. Da mesma forma, dados oficiais apontam incidência cada vez maior de professores da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina adoecidos, apresentando o maior quantitativo de servidores afastados em licença médica, dentre os 20 órgãos estaduais, denunciando a visibilidade numérica do problema. Dentre as considerações finais, observamos que: a literatura dedicada ao tema aponta alguns motivos que têm causado o adoecimento dos docentes, alertando para o fato de tratar-se de um problema de saúde pública. Por outro lado, os dados relativos ao funcionalismo estadual, ligado à educação, sugerem haver necessidade de enfrentamento, diante dos crescentes índices que denunciam o processo de adoecimento, a partir das estatísticas disponíveis.
Abstract: Nowadays, a phenomenon that has been worrying different segments, inside and outside of school, is the falling ill of teachers, in some cases called Burnout Syndrome by the literature. In this paper we have studied aspects of the phenomenon, from some points of view regarding medicine literature and we also consulted official data about the situation of teachers from Santa Catarina's public education, a Brazilian state. The results of these researches provided worrying information: literature reveals existent research on this topic demonstrating increase on teachers‟ mental and psychosomatic illnesses. Likewise, official data points out that teachers from Santa Catarina's public education are the majority on sick leave between twenty state bodies, situation that makes the problem visible. As concluding considerations we see that the literature concerned with this subject shows some reasons for teachers‟ health problems, warning that this is a public health issue. On the other hand, data about teachers as public servants proposes to face the problem because teachers‟ health problems are growing, as shown by statistics.
Keywords: Professor reflexivo
Ambiente escolar
Escola
Síndrome de Burnout
Qualidade de vida no trabalho
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1310
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Pedagogia

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