Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Mara Cristina Fortuna da-
dc.creatorLuterek, Lilian Patricia-
dc.creatorMachado, Adriana Lurdes-
dc.date2016-07-07-
dc.date.accessioned2017-10-09T19:32:22Z-
dc.date.available2017-10-05-
dc.date.available2017-10-09T19:32:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1312-
dc.description.abstractThis article has the general objective to understand how leisure activities contribute to the construction of knowledge and the best development of autistic students in mainstream education. The specific objectives are knowing the concept of fun and playfulness, defining the concept of autism, discussing research related to the use of playful learning of autistic students. The research method used in this study was the literature of documentary sources and collection of information. Literary survey conducted by CAPES site showed that this thesis database there is only one dissertation on this theme. Information gathered through the bibliographical research observed that autism can be considered a pervasive developmental disorder (PDD), which undertakes the development of a child, especially in the development of communication areas, imagination and socialization, despite 18 all the studies in relation to autism, there is still not a cure, what we find are treatments and therapies that reduce the difficulties, providing a good development and a better quality of life. Recreational activities provide for these children the pleasure of knowing the world around them and interacting with their peers. Education from playful activities with autistic students, can contribute to cognitive development, stimulating affective and social relations that can be used in the course of their entire life.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo geral compreender como as atividades lúdicas contribuem para a construção do conhecimento e melhora do desenvolvimento do aluno autista no ensino regular. Salientou-se como objetivos específicos conhecer o conceito de lúdico e ludicidade, entender o conceito de autismo e quantificar as pesquisas relacionadas ao uso do lúdico na aprendizagem dos alunos autistas. O método de pesquisa utilizado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica de fontes documentais e levantamento de informações. A busca realizada no site da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) mostrou que neste banco de teses, existe apenas uma dissertação sobre o tema. Por meio das leituras realizadas, observou-se que o Autismo pode ser considerado um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e que compromete principalmente as áreas da comunicação, da imaginação e da sociabilização do aluno acometido. Apesar de estudos já bem avançados sobre o tema, ainda não há cura para este transtorno, o que encontramos são tratamentos e terapias que diminuem as dificuldades enfrentadas pelo sujeito autista, proporcionando um bom desenvolvimento e uma melhora em sua qualidade de vida. Dentro deste escopo, as atividades lúdicas proporcionam às crianças de modo geral, incluindo-se a criança autista, o prazer de conhecer o mundo ao seu redor e a interação com os seus colegas. A educação a partir do lúdico, com alunos autistas, pode contribuir significativamente para o seu desenvolvimento cognitivo, estimulando as relações afetivas e sociais a serem utilizadas no decorrer de toda a sua vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T00:18:11Z No. of bitstreams: 1 LUTEREK e MACHADO.pdf: 375945 bytes, checksum: 10680027604a890440746f6596b9a31d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T19:32:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUTEREK e MACHADO.pdf: 375945 bytes, checksum: 10680027604a890440746f6596b9a31d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T19:32:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUTEREK e MACHADO.pdf: 375945 bytes, checksum: 10680027604a890440746f6596b9a31d (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectTranstorno Global do Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleContribuição da atividade lúdica no desenvolvimento do aluno autista no ensino regularpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUTEREK e MACHADO.pdf367,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.