Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1312
Type: Artigo Cientifico
Título : Contribuição da atividade lúdica no desenvolvimento do aluno autista no ensino regular
Author: Luterek, Lilian Patricia
Machado, Adriana Lurdes
First advisor: Silva, Mara Cristina Fortuna da
Resume: O presente artigo tem como objetivo geral compreender como as atividades lúdicas contribuem para a construção do conhecimento e melhora do desenvolvimento do aluno autista no ensino regular. Salientou-se como objetivos específicos conhecer o conceito de lúdico e ludicidade, entender o conceito de autismo e quantificar as pesquisas relacionadas ao uso do lúdico na aprendizagem dos alunos autistas. O método de pesquisa utilizado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica de fontes documentais e levantamento de informações. A busca realizada no site da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) mostrou que neste banco de teses, existe apenas uma dissertação sobre o tema. Por meio das leituras realizadas, observou-se que o Autismo pode ser considerado um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e que compromete principalmente as áreas da comunicação, da imaginação e da sociabilização do aluno acometido. Apesar de estudos já bem avançados sobre o tema, ainda não há cura para este transtorno, o que encontramos são tratamentos e terapias que diminuem as dificuldades enfrentadas pelo sujeito autista, proporcionando um bom desenvolvimento e uma melhora em sua qualidade de vida. Dentro deste escopo, as atividades lúdicas proporcionam às crianças de modo geral, incluindo-se a criança autista, o prazer de conhecer o mundo ao seu redor e a interação com os seus colegas. A educação a partir do lúdico, com alunos autistas, pode contribuir significativamente para o seu desenvolvimento cognitivo, estimulando as relações afetivas e sociais a serem utilizadas no decorrer de toda a sua vida.
Resumen : This article has the general objective to understand how leisure activities contribute to the construction of knowledge and the best development of autistic students in mainstream education. The specific objectives are knowing the concept of fun and playfulness, defining the concept of autism, discussing research related to the use of playful learning of autistic students. The research method used in this study was the literature of documentary sources and collection of information. Literary survey conducted by CAPES site showed that this thesis database there is only one dissertation on this theme. Information gathered through the bibliographical research observed that autism can be considered a pervasive developmental disorder (PDD), which undertakes the development of a child, especially in the development of communication areas, imagination and socialization, despite 18 all the studies in relation to autism, there is still not a cure, what we find are treatments and therapies that reduce the difficulties, providing a good development and a better quality of life. Recreational activities provide for these children the pleasure of knowing the world around them and interacting with their peers. Education from playful activities with autistic students, can contribute to cognitive development, stimulating affective and social relations that can be used in the course of their entire life.
Palabras clave : Educação
Transtorno autístico
Transtorno Global do Desenvolvimento
Ensino e aprendizagem
Lúdico
Educação inclusiva
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1312
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUTEREK e MACHADO.pdf367,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.