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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O ensino de ciências para os anos iniciais nas atas do ENPEC: uma análise da produção em conteúdo-método
Autor(es): Marin, Gianna
Souza, Rubiana do Nascimento
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Resumo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado do conhecimento” que analisou 18 artigos publicados nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) nas edições de 1997 a 2013. Foram classificados por estudo anterior (SLONGO; LORENZETTI; GARVÃO, 2015) como pertencentes ao Foco temático Conteúdo-método. Através da análise de conteúdo proposta Bardin (2009), o estudo identificou os seguintes dados: distribuição destes trabalhos ao longo do tempo, origem geográfica e institucional, sujeitos participantes das pesquisas, objetivos dos estudos, conteúdos, metodologias e atividades propostas e, referencial teórico predominante nos estudos. Os dados indicam que as pesquisas concentram-se na região Sudeste, havendo significativa dispersão de trabalhos por diferentes instituições de educação superior; que os sujeitos predominantes presentes nos estudos são alunos dos anos iniciais; que os estudos objetivam anunciar estratégias para o Ensino de Ciências e que há nestas propostas metodológicas uma valorização de atividades dialógicas e práticas como tentativas para tornar mais efetivo o processo de ensino-aprendizagem. Em relação aos conteúdos, há o predomínio de temas relacionados ao Eixo Ambiente. Os estudos analisados foram subsidiados, de um modo geral, por autores que defendem uma educação progressista, comprometida com a formação cidadã. Para tanto, encorajam propostas inovadoras na educação científica escolar
Abstract/Resumen: This article is a literature review of „state of knowledge‟ in which 18 published papers in the proceedings of the “Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)” between 1997 and 2013 were analyzed. These papers were previously classified (SLONGO; LORENZETTI; GARVÃO, 2015) as related to the Contents-Method thematic focus. Through the Content Analysis Method proposed by Bardin (2009), the study identified the following data: distribution of the papers over time, geographic and institutional origins, research subjects, the aims of the investigations, contents, methodologies and proposed activities, and predominant theoretical framework. The data indicate that the researches are concentrated in the Southeast Region of Brazil, with expressive dispersion of the studies among different higher education institutions; the predominant subjects are students of the early years of the school; the studies were aimed at disclose strategies of Sciences Learning, and there is a appreciation of dialogic and practical activities as a attempt to make more effective teaching-learning process in these methodological propositions. Concerning contents, there is a prevalence of the environment issues. As a rule, the studies were subsidized by authors who advocate a progressive education and committed to civic education. Accordingly, they encourage innovative proposals in school science education
Palavras-chave: Ensino fundamental
Análise de dados
Didática
Ensino de ciências
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1313
Data do documento: 2016
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