Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1314
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O papel da linguagem plástica como expressão no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança
Autor(es): Giombelli, Fabiane Cristina
Maccari, Edilene Teresinha
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: A presente pesquisa se insere no campo de estudo sobre a temática do papel da linguagem plástica como expressão no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, a partir de uma situação problema ocorrida durante o Estágio Supervisionado de Educação Infantil realizado em uma turma de maternal. Neste sentido, nossos objetivos são: analisar a importância da linguagem plástica como processo de expressão infantil e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança; estudar a importância do acesso às diferentes linguagens no processo de aprender e desenvolver da criança; identificar o papel do professor no incentivo da expressão da criança e, por fim, analisar a cena vivenciada na prática do estágio da educação infantil que evidenciou a expressão da criança a partir da linguagem plástica relacionando prática à teoria estudada. A pesquisa é qualitativa, realizada por meio de um recorte na lógica pesquisa-ação e bibliográfica, dentre os quais se destacam como principais autores: Gomes (2001), Rego (2011), Silva (2012) e outros, bem como à luz da abordagem histórico-cultural de Vygotsky e seus seguidores. Constatamos teoricamente que a expressão da criança promovida por meio da linguagem plástica é uma forma desta se comunicar com o mundo. A linguagem é o processo que o homem utiliza para comunicar suas ideias e sentimentos, seja por meio da fala, da escrita ou de outros signos. Adentro, a linguagem plástica é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois está relacionada com os desafios, a imaginação e a criatividade. A cena que estimulou esse estudo nos faz refletir sobre a ênfase que é dada às expressões das crianças nos momentos de curiosidade, descobertas, experimentações, ficando visível o sentimento de tristeza da criança ao ser “podada”. Portanto, refletimos o quão a expressão da criança deve ser respeitada pelo professor, o qual deve valorizar e compreender a produção da criança, sem reduzi-la ao senso comum da beleza estética com imagens estereotipadas. Desse modo, a linguagem plástica deve ser vivenciada desde que a criança se insere no processo educativo, pois contribui para seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Abstract/Resumen: This study is a field research study with the focus visual language as an expression in the learning and development child´s process, from a problem situation that occurred during Elementary School Supervised into Internship in nursery class. Then, we have as objective to analyze the visual language importance as a process speech child and their contributions in the learning and development child´s process; we also have as objective to study the access importance to different languages in the learning and development children´s process and to identify the teacher's role in the child´s encouragement expression. Finally, we have as objective to analyze the scene experienced in the practice stage into Elementary School that showed the child´s expression from the plastic language practice relating to the studied theory. This is a qualitative research, conducted through a pattern in the logic action research and literature, and we have as main authors: Gomes (2001), Rego (2011), Silva (2012) and others, as well as in the light of historical-cultural approach of Vygotsky and his followers. We found theoretically that the child's expression promoted through plastic language is a way to communicate this to the world. Language is the process that man uses to communicate their ideas and feelings. Whether through speech, writing or other signs. Inside, the plastic language is fundamental to the child´s development, because it is related to the challenges, imagination and creativity. The scene that prompted this study makes us think about the emphasis that is given to children´s expressions in curiosity times, discovery, experimentation, becoming visible the feeling of sadness child to be "pruned". Therefore, we reflect how the child's expression must be respected by the teacher, who must value and understand the child's production, without reducing it to the common aesthetic sense beauty with stereotypical images. Therefore, the plastic language must be experienced since the child is included in the educational process as it contributes to the learning and development process.
Palavras-chave: Criança
Expressão
Linguagem
Professor
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1314
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOMBELLI e MACCARI.pdf996,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.