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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A inclusão de crianças com síndrome de down no ensino regular
Autor(es): Lago, Regiane Aparecida
Primeiro Orientador: Silva, Mara Cristina Fortuna da
Resumo: O presente artigo traz discussões sobre a inclusão de crianças com síndrome de Down em escolas de ensino regular. Apresenta breve análise sobre as legislações nacionais inclusivas no Brasil, principalmente a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEE-EI, de 2008. Devido à complexidade do tema abordado e pelo fato de gerar algumas polêmicas no sistema educacional brasileiro, buscou-se compreender um pouco desta realidade por meio de estudos realizados no Banco de Teses e Dissertações da Capes, possibilitando, assim, um conhecimento teórico que serviu de alicerce para melhor fundamentação sobre esta temática. A metodologia usada para a coleta de dados se deu através de análise documental e pesquisas no Banco de Teses e Dissertações da Capes. A partir dos resultados obtidos constatou-se que mesmo com grandes avanços na inclusão do aluno com deficiência nas escolas regulares, há uma necessidade de maiores esclarecimentos para os professores, necessitando, assim, maior difusão de práticas pedagógicas voltadas ao educando com Síndrome de Down, bem como, maior preocupação de, por meio das políticas públicas, proporcionar capacitações aos professores para que possam contribuir com o processo de escolarização desses alunos nas escolas de ensino regular.
Abstract/Resumen: This article presents discussions about the inclusion of children with Down´s syndrome in mainstream schools. Presents brief analysis of national inclusive laws in Brazil, mainly the National Special Education Policy in the Perspective of Inclusive Education – PNEE-EI / 2008. Because of the complexity of the topic and the fact generate some controversy in the Brazilian educational system, it was necessary to understand some of this reality through studies at the Bank of Theses and Dissertations of Capes, enabling, thus a theoretical knowledge that served as a foundation for a better substantiation on this subject. The methodology used for the data collection was carried out through document analysis and a research at the Bank of Theses and Dissertations of Capes. From the results obtained it was found that even with major advances in the inclusion of students with disabilities in regular schools, there is a necessity for further clarification for teachers, requiring thus greater diffusion of pedagogic practices aimed to the educating with Down´s Syndrome, as well, a greater concern through public policies to provide training to teachers so that they can contribute to the process of education of these students in mainstream schools.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Políticas públicas
Síndrome de Down
Educação escolar básica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1318
Data do documento: 2016
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