Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1319
Type: Artigo Cientifico
Title: O PIBID como política nacional de formação de professores: um estudo acerca das contribuições do programa na formação do professor pesquisador
Author: Pagliari, Angélica
Paulino, Monalisa
First advisor: Alves, Solange Maria
Resume: O presente trabalho orientou-se pelo objetivo de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do professor pesquisador. Por meio de levantamento do estado da arte entre os anos de 2000 a 2010 sobre a formação de professores, pesquisa em educação e sobre o PIBID e suas contribuições e, mediante análise de documentos institucionais e projetos pedagógicos do PIBID do curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó, o foco deste estudo está em verificar os indícios de pesquisa existentes nos mesmos. Busca-se, assim, contribuir com uma reflexão sobre a importância da pesquisa na formação e na prática docente. De cunho qualitativo, a análise empírica pautou-se, sobretudo, pela metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2009). Fundamentaram a análise desta pesquisa autores como: Ludke e André (1986); Demo (1994); Pimenta (2005); e Minayo (2011). Sendo a pesquisa uma alternativa para subsidiar e inovar a prática docente, os resultados possibilitaram perceber que existem indícios de ferramentas de pesquisa nos documentos analisados, porém, não de uma forma detalhada e fundamentada teoricamente, apresentando algumas lacunas. Todavia, o presente estudo pretende contribuir para a superação dessas adversidades, tendo a pesquisa como elemento fulcral para a formação inicial e continuada de professores.
Abstract: This work was guided by the objective to investigate the contributions of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) for the formation of the research teacher. Through the survey of the state of the art between the years 2000 to 2010 on teacher training, educational research and the PIBID and their contributions and, through examination 16 of institutional documents and educational projects PIBID of the UFFS Faculty of Education, campus Chapecó, the focus of this study is to check the existing research evidence on them. Aiming, thus, contribute to a reflection on the importance of research training and teaching practice. Of the Qualitative nature, the empirical analysis was guided primarily by the methodology of Bardin content analysis (2009). The base of the analysis of this research authors as Ludke and André (1986); Demo (1994); Pimenta (2005); and Minayo (2011). The research is an alternative to support and innovate the teaching practice, the results made it possible to realize that there is evidence of research tools in the analyzed documents, but not a detailed and reasoned theoretically form, with some gaps. However, this study aims to contribute to the overcoming of adversity and research as key element for the initial and continuing teacher training.
Keywords: Formação de professores
Pesquisa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1319
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAGLIARI e PAULINO.pdf960,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.