Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia-
dc.contributor.referee2Guizzo, Tainam Gabriele Pereira-
dc.creatorBeluzzo, Angélica Prychua-
dc.date.accessioned2017-05-15T20:46:26Z-
dc.date.available2017-05-15-
dc.date.available2017-05-15T20:46:26Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://localhost:443/handle/prefix/131-
dc.description.abstractThe present work presents the theme "National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC", a recent educational policy promoted by the Brazilian federal system, which, in partnership with the states and municipalities, aims to teach all children up to eight Years of age and the end of the 3rd year of elementary school. The aim of the research is to understand the conceptions of literacy and literacy present in the PNAIC teacher training books. In this sense it is a qualitative and bibliographical research with analysis of official documents, laws, ordinances and decrees, and, mainly, of the training books of the literacy teachers. These materials, available on the MEC website, seek, in addition to allowing in-depth reflections on the literacy process based on literacy, to provide better conditions for the use of didactic materials distributed by the MEC and to elaborate important resources to assist the teacher in the classroom. class. It is concluded, therefore, that the notebooks emphasize the conception of literacy as a social use of reading and writing, however, there are many records that contradict this conception approaching literacy only as the obtaining of the alphabetical code, with this it is understood that the conceptions Are well defined, but the priority is topt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o tema “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC”, uma política educacional recente, promovida pelo sistema federal brasileiro, que, em parceria com os estados e municípios, tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade e final do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo da pesquisa é compreender quais as concepções de alfabetização e letramento presentes nos cadernos de formação de professores do PNAIC. Nesse sentido se trata de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com análise de documentos oficiais, leis, portarias e decretos, e, principalmente, dos cadernos de formação dos professores alfabetizadores. Estes materiais, disponibilizados no site do MEC, buscam, além de permitir reflexões aprofundadas sobre o processo de alfabetização com base no letramento, propiciar melhores condições de uso de materiais didáticos distribuídos pelo MEC e de elaboração de recursos importantes para auxiliar o professor em sala de aula. Conclui-se, portanto, que os cadernos enfatizam a concepção de letramento como uso social da leitura e escrita, porém, há muitos registros que contradizem essa concepção abordando apenas a alfabetização como a obtenção do código alfabético, com isso entende-se que as concepções estão bem delimitadas, porém, a prioridade é alfabetizar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2017-05-15T20:14:49Z No. of bitstreams: 1 BELUZZO.pdf: 946871 bytes, checksum: aa08a7f3fa0c7cc6b7e6f68fc2d55c37 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-15T20:46:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BELUZZO.pdf: 946871 bytes, checksum: aa08a7f3fa0c7cc6b7e6f68fc2d55c37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-15T20:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BELUZZO.pdf: 946871 bytes, checksum: aa08a7f3fa0c7cc6b7e6f68fc2d55c37 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePacto nacional pela alfabetização na idade certa concepções em focopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BELUZZO.pdf924,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.