Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Mara Cristina Fortuna da-
dc.creatorDurel, Susana de Fátima Frighetto-
dc.date2016-06-20-
dc.date.accessioned2017-10-10T11:53:55Z-
dc.date.available2017-10-05-
dc.date.available2017-10-10T11:53:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1320-
dc.description.abstractThe main aim of this article is to point out the contributions of Special Educational Assistance (SEA) for the development of memorization and attention of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). It is a qualitative and bibliographical research carried out with the theoretical support of authors such as Eidt and Tuleski (2010), Silva (2014) and Phelan (2005). The study tried to understand the process of memorization and attention, characterize ADHD and conceptualize the aims of SEA proposed by the National Policy for Special and Inclusive Education (2008) and by the Policy for Special Education of the State of Santa Catarina. In order to achieve these aims, a survey at the CAPES theses data bank was carried out using the descriptors: “Special Educational Assistance” and “Attention Deficit Hyperactivity Disorder”. This survey highlighted the small number of studies about ADHD and the inexistence of studies about SEA and ADHD students. It is believed that the lack of research relating SEA and ADHD is because these students attend special education classes only in the state of Santa Catarina, as they are the target public of the Policy for Special Education of that state, which is different from the national policy that does not include these students in special education. Nevertheless, based on this study, it is possible to conclude that this form of assistance is a valuable tool for these students´ memory and attention, as it contributes by means of activities aimed at the development of their potentialities in extracurricular activities in multifunctional resource classrooms with the assistance of specialist teachers.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo principal apontar as contribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o desenvolvimento da memorização e atenção do educando com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, buscaram-se aportes teóricos nos seguintes autores: Eidt e Tuleski (2010), Silva (2014), Phelan (2005). Desta forma, procurou-se compreender o processo de memorização e atenção, caracterizar o TDAH e conceituar os objetivos do AEE propostos pela Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva (2008) e pela Política Estadual de Educação Especial de Santa Catarina. Para alcançar os objetivos propostos também se realizou um rastreamento de pesquisas no banco de teses da CAPES utilizando como descritores: “Atendimento Educacional Especializado” e “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”. Este rastreio sinalizou uma baixa frequência de estudos sobre o TDAH e nenhum estudo ligando o AEE e o educando com TDAH. Acredita-se que essa ausência de pesquisas relacionando o AEE e o TDAH se deve ao fato de estes frequentarem o atendimento somente no Estado de Santa Catarina, devido serem público-alvo da política estadual de Educação especial deste estado, diferenciando da política nacional, a qual não considera estes educandos parte sujeitos da educação especial. No entanto, diante dos parâmetros deste estudo, conclui-se que este atendimento se torna um grande aliado para a memorização e atenção deste educando, pois contribui através de atividades voltadas para o desenvolvimento de suas potencialidades, no período contrário à escolarização no ensino regular, em sala de recursos multifuncionais e com professores especialistas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T00:35:43Z No. of bitstreams: 1 DUREL.pdf: 375704 bytes, checksum: f00483a09c465c0a155aa254de06c09c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-10T11:53:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DUREL.pdf: 375704 bytes, checksum: f00483a09c465c0a155aa254de06c09c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-10T11:53:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DUREL.pdf: 375704 bytes, checksum: f00483a09c465c0a155aa254de06c09c (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleAs contribuições do atendimento educacional especializado para a memorização e atenção do educando com transtorno de deficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DUREL.pdf366,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.