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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O período de adaptação nos centros de educação infantil: um estudo sobre a formação dos professores no município de Chapecó
Autor(es): Perin, Alcionéia Zanguebusche Correa
Sigel, Claudia Aparecida
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: O interesse em realizarmos este estudo surgiu das preocupações, angústias e dificuldades vivenciadas durante a realização de nossos estágios (obrigatório e não obrigatório), em relação à adaptação dos bebês que ingressavam nos Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs). Com base no referencial teórico de Bronfenbrenner, ao optarmos pela realização deste estudo, partimos do pressuposto que o ingresso nas creches e pré-escolas se constitui em uma transição muito importante no desenvolvimento das crianças, sobretudo dos bebês. Ao ingressarem nos CEIMs, essas crianças são inseridas em um novo microssistema, com pessoas, objetos, símbolos, regras e formas de interação muito diferentes dos que constituem o microssistema familiar. Essa inserção em um novo microssistema constitui-se, geralmente, em uma experiência dolorosa, tanto para as crianças como para suas famílias, exigindo um preparo específico dos professores, para lidarem com essa situação e obterem sucesso em tranquilizar pais e crianças, garantindo que esse período de transição se torne uma oportunidade de aprendizagem e contribua para o desenvolvimento saudável da criança. Assim, este trabalho tem como objetivo levantar as orientações e ações realizadas pela Secretaria de Educação (SEDUC) de Chapecó com vistas à preparação dos professores para o período de adaptação das crianças nos CEIMS. Para isso, foram analisados os documentos produzidos pela SEDUC, no que se refere à formação dos professores dos CEIMs, no período de 2014 a 2016. A análise mostrou a preocupação da SEDUC em informar e debater com os professores vários temas relacionados tanto a questões gerais da educação, como a questões mais específicas, voltadas à instrumentalização para suas práticas cotidianas, como: propostas pedagógicas, currículo, avaliação, qualidade, brincadeira, rotina e saúde. Entretanto, não foi encontrada nenhuma formação específica que permitisse aprofundar os conhecimentos e elaborar estratégias pedagógicas para uma melhor compreensão e enfrentamento das dificuldades encontradas no período de adaptação. Como concluintes do curso de Pedagogia, também não tivemos a oportunidade de discutir mais profundamente sobre esse tema em nosso curso, apesar dele ter surgido em algumas discussões de vários componentes curriculares, para ilustrar algumas teorias ou propostas que estavam sendo debatidas. Assim, sugerimos que o período de adaptação se constitua em uma temática de estudo, tanto na formação inicial como na formação continuada dos professores de Educação Infantil.
Abstract/Resumen: The interest in doing this study arose from the worries, anxieties and difficulties experienced during the completion of our internships (compulsory and non-compulsory), in relation to the adaptation of the infants who entered the Municipal Infant Education Centers (CEIMs). Based on Bronfenbrenner's, when we opted for this study we assume that entering nursery schools and pre-schools constitutes a very important transition in the development of children, especially infants. When they join the CEIMs, these children are inserted into a new microsystem, with people, objects, symbols, rules and forms of interaction very different from those that constitute the family microsystem. This insertion into a new microsystem is usually a painful experience for both children and their families, requiring a specific preparation of the teachers, to deal with this situation and to succeed in reassuring parents and children, ensuring that this transitional period becomes a learning opportunity and contributes to the healthy development of the child. So, this work aims to raise the orientations and actions carried out by the Secretary of Education (SEDUC) of Chapecó with a view to the preparation of the teachers for the period of adaptation of the children in the CEIMS. In order to do so, the documents produced by SEDUC were analyzed with regard to the training of the teachers of the CEIMs, from 2014 to 2016. The analysis showed the concern of SEDUC to inform and discuss with the teachers several topics related to both general issues of education, as well as more specific issues, aimed at the instrumentalization for their daily practices, such as: pedagogical proposals, curriculum, evaluation, quality, play, routine and health. However, no specific training was found that allowed to deepen the knowledge and elaborate pedagogical strategies for a better understanding and coping with the difficulties encountered during the adaptation period. As students of the Pedagody course we did not have the opportunity to discuss this topic further in our course, even though it had arisen in some discussions of various curricular components to illustrate some theories or proposals that were being debated. Thus, we suggest that the period of adaptation be a topic of study, both in the initial formation and in the continuing education of the teachers of Early Childhood Education.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Chapecó (SC)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1321
Data do documento: 2017
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