Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1322
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Espaços lúdicos na educação infantil e suas contribuições para o processo de letramento
Autor(es): Gabriel, Emanoele Aparecida
Moretto, Diana Andreia
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: Este artigo advém de reflexões a cerca do tema “Espaços lúdicos na Educação Infantil e suas contribuições para o processo de letramento”. Oriundo da experiência do Estágio Supervisionado de Educação Infantil, teve como propósito principal analisar a contribuição dos Espaços Lúdicos para o processo de Letramento. Para tanto o estudo norteou-se com os objetivos: (i) Definir o papel e função da Educação Infantil; (ii) Aprofundar estudos sobre o conceito de Letramento e como se dá o processo deste na Educação Infantil; (iii) Estudar os teóricos e suas discussões sobre Espaço e Tempo na Educação Infantil. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico e apoia-se nos teóricos Angotti (2014), Oliveira (2009), Ostetto (2011), Horn (2004), Mellis (2007), Soares (2004), Rojo (2008), Terzi (2008) dentre outros. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se relatos de experiências obtidas e registradas no estágio em Educação Infantil. Os resultados alcançados foram à compreensão da importância da organização dos espaços lúdicos para a criança compreender o seu mundo através das linguagens e ter acesso ao mundo letrado de forma significativa e estimuladora. Todavia é a partir do brincar que as crianças aprendem, desenvolvem-se e produzem conhecimentos. Neste contexto, defendemos a Educação Infantil como educação e função de vivência e acesso as diferentes linguagens, acesso ao conhecimento científico e assim ao mundo letrado. A organização dos espaços lúdicos nestas Instituições Educativas devem ser oportunizadas prioritariamente as crianças possibilitando assim o processo de letramento destas. Esta organização de espaço e tempo para brincar leva a criança a ampliar seu repertório de conhecimentos, a sua compreensão do mundo a sua volta, inclusive o uso social da leitura e escrita, ou seja, a função social da escrita. Então, consideramos que a Educação Infantil precisa promover o letramento no cotidiano das crianças de acordo com o contexto social destas. Deve ser ofertado através da promoção das múltiplas linguagens (musical, plástica, literária, lúdica, etc) proporcionando acesso a cultura letrada.
Abstract/Resumen: This article comes of the reflection about the topic “Play area at child education and their contributions for the process of literacy”. Arising from the supervised internship of Child Education, had as main intention analyze the contribution of the play areas in the literacy process. Therefore the study was guided with the objectives: (i) Define the role and the function of Child Education; (ii) Deepen the studies about the concept of literacy and how the process of it in Child Education is; (iii) Study the theoreticians and their discussions about space and time in Child Education. The methodology of the research has qualitative and bibliographic character and is supported in the theoreticians Angotti (2014), Oliveira (2009), Ostetto (2011), Horn (2004), Mellis (2007), Soares (2004), Rojo (2008), Terzi (2008) among others. As data collection instrument was used experience reports obtained and recorded at the internship of Child Education. The results achieved were the understanding of the importance of the play areas organization for the children understand their world through the languages and have access to the literate world significantly and stimulatory. However is from the play 24 that children learn, develops and produce acquirements. In this context, we defend the child education as education and experience function and access to different languages, access to the scientific knowledge and so to the literate world. The organization of play areas in these Educative Institutions must be favorite priority to the children, making possible the literacy process of these. This play areas and time to play organization induce the child to expand their repertoire of knowledge, their understanding of the world around, including the social use of literature and writing, in other words, the social function of writing. So, we consider that Child Education needs to promote the literacy in everyday life of children according with the social context of these. Must be offered through the promotion of multiple languages (musical, plastic, literary, playful, etc) providing access to lettered culture.
Palavras-chave: Brincadeira
Educação infantil
Letramento
Educação escolar básica
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1322
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL e MORETTO.pdf507,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.