Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1324
Type: Artigo Cientifico
Title: Síndrome de Burnout: um estudo sobre o desencanto de ser professor(a)
Author: Silva, Janaine Lucia da
Schuster, Marlete
First advisor: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resume: O estudo apresentado neste artigo teve por objetivo identificar o que as pesquisas brasileiras têm revelado sobre os fatores que estão provocando a Síndrome de Burnout nos professores. Primeiro, foi construída uma base teórica para sustentar a pesquisa, por meio de uma revisão da literatura sobre a Síndrome e sobre o trabalho docente e suas complexidades, tais como: os desafios da profissão na atualidade, as diversas tarefas atribuídas ao professor e o impacto das transformações sociais. Partindo dessa base, foi realizado um estudo do tipo estado da arte, que consistiu em um levantamento das pesquisas já existentes sobre esse tema, disponíveis na base da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologias), mais precisamente na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). As palavras-chave utilizadas na pesquisa foram: “Burnout na docência”, “Síndrome de Burnout em docentes”, “estresse em professores”, “saúde ocupacional em professores”, “estresse docente”, “desmotivação docente”, “adoecimento docente”, “desencanto de ser professor”, “presenteísmo docente”, “presenteísmo” e “absenteísmo”. Foram identificadas 294 teses e dissertações publicadas no período entre 2010 e 2015. Esses trabalhos foram filtrados, selecionando-se apenas os realizados na área de educação e que se enquadravam no tema proposto, resultando em 10 teses no site da CAPES e 14 teses e 36 dissertações no site do IBICT. Após a leitura dos resumos, foi possível levantar os vários fatores apontados pelos autores das pesquisas como sendo os responsáveis pelo desencanto do professor em sala de aula. Esses fatores foram organizados nas seguintes categorias: condições de trabalho; condições físicas; condições de gestão administrativa e pedagógica da escola; relações professor/aluno/comunidade; e qualificação e valorização profissional. Dentro dessas categorias, alguns fatores foram mencionados com maior frequência, indicando que os pesquisadores em educação lhes atribuem maior importância: a sobrecarga de trabalho, a insatisfação com o salário, o comportamento dos discentes, a desvalorização social e as regras rígidas e inflexíveis centradas na produtividade do ensino. Discutiram-se os resultados à luz da literatura revisada e sugeriu-se algumas medidas para enfrentamento desses problemas.
Abstract: The study presented in this article aims to identify what Brazilian researches have revealed about the factors that are provoking the Burnout Syndrome among teachers. First, a review was carried out regarding both the Syndrome and the complexities of teachers' work, such as: the challenges of the current times, the many tasks assigned to the teacher and the social transformations, therefore creating a theoretical basis to support this research. With this theoretical basis, a bibliographic research was carried out, by gathering existing studies on this topic. The websites used to collect the data were the CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and IBICT website (Brazilian Institute of Science and Technology Information), more precisely the BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations). The following keywords were used: "burnout in teaching", "burnout syndrome in teachers", "stress affecting teachers", " teacher’s occupational health", "teachers’ stress," "teacher’s demotivation", "teacher’s health problems", "disenchantment in being a teacher", "teaching presenteeism", "presenteeism" and "absenteeism". Afterwards, a filter was applied on the identified 294 publications published between 2010 and 2015, by selecting only the ones that had been carried out in the educational field and concerned the theme of this study. This resulted in 10 theses from the CAPES website and 14 theses and 36 dissertations from the IBICT website. Having read the abstracts, it was possible to identify the different factors pointed out by the researchers as being responsible for the teacher's disenchantment in the classroom. Those factors were organized as follows: working conditions, physical conditions, school administrative and pedagogical management teacher/student/community relationships and professional qualification and appreciation. Within those categories, some factors were most frequently mentioned, suggesting that the educational researchers consider them as the most important: work overload, dissatisfaction with wages, students’ behavior, social devaluation and rigid and inflexible rules focused on teaching productivity. The results were discussed with reference to the literature reviewed and some actions to challenge the problems were suggested.
Keywords: Professores de ensino fundamental
Estresse profissional
Saúde ocupacional
Professores de ensino médio
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1324
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA e SCHUSTER.pdf706,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.