Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1325
Type: Artigo Cientifico
Título : Educação em ciências na educação infantil: o que dizem as produções teóricas da área de ciências?
Author: Kunzler, Sidinara Ana
Mascarello, Cristina Caron
First advisor: Rivero, Andréa Simões
Resume: O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem por objetivo investigar a produção teórica sobre Ciências na Educação Infantil. Para tanto, efetuou-se uma busca on-line em diversas revistas científicas que tratam de Ciências e Educação e no IX ENPEC com a intenção de localizar artigos publicados no período compreendido entre 2010 e 2015. Identificou-se oito trabalhos, que foram analisados mediante as seguintes categorias: (a) os temas e assuntos abordados, (b) caráter da pesquisa, (c) natureza/metodologia da pesquisa, (d) concepção de Educação Infantil e Infância, (e) propostas metodológicas. A partir das análises, concluímos que a maioria das pesquisas encontradas discutem Ciências na Educação Infantil enfatizando aspectos da prática pedagógica a ser desenvolvida com crianças de zero a seis anos. Os assuntos enfocados nos trabalhos são provenientes, sobretudo, das ciências biológicas. Cabe ressaltar que grande parte dos trabalhos foram desenvolvidos em contextos de Educação Infantil, concebendo as crianças como sujeitos da pesquisa. Alguns dos trabalhos analisados destacam a importância de proporcionar o acesso à Ciências por meio de diferentes linguagens, visando respeitar os modos específicos de expressão das crianças de zero a seis anos.
Resumen : The following paper is a bibliographic research with a qualitative nature, whose objective is to investigate the theoretical production about the Sciences in Child Education. In order to accomplish that, an online research on several scientific magazines which deal with Sciences and Education and on the IX ENPEC with the intention of locating articles which were published between 2010 and 2015. Eight papers were identified, and analyzed following these categories: (a) the themes and subjects adressed in the articles, (b) the research's character , (c) nature/methodologies used in the research, (d) conception of Child Education and Childhood, (e) methodological proposals. Starting with the analysis, was concluded that the majority of the researches found discuss Sciences in Child Education emphasizing aspects of the pedagogical practice on child from zero to six years old. The topics focused in the works were mostly descendant from the Biological Sciences. It is worth mentioning that the vast majority of the papers were developed in Child Education contexts, understanding the childs as subjects of the research. Some of the analyzed papers highlight the value of providing the access to the Sciences in different languages, taking the specifics ways of expression in childs aging between zero and six years old into consideration.
Palabras clave : Ciências
Educação infantil
Didática
Trabalho escolar
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1325
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KUNZLER e MASCARELLO.pdf459,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.