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Type: Artigo Cientifico
Title: O Haiti também é aqui: estudantes haitianos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Author: Arini, Sandra Mara
Silveira, Lilian Marta da
First advisor: Matos, Izabella Barison
Resume: O terremoto que atingiu o Haiti, em 2010, deixou milhares de desabrigados, mortos e feridos. Uma das consequências foi a emigração, sendo um dos destinos, o Brasil e, neste, Chapecó. A demanda por ensino superior se deu por meio de um grupo de haitianos que buscou dirigentes da UFFS, os quais criaram, em 2013, o Programa de Acesso à Educação Superior da Universidade Federal da Fronteira Sul para Estudantes Haitianos (PROHAITI). A partir de pesquisa qualitativa, descritiva, que teve como instrumentos de produção de dados: entrevistas, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e diário de campo, pretendeu-se compreender o processo de inserção e de permanência de haitianos na UFFS, no campus Chapecó (SC). Assim, procuramos conhecer a história do Haiti, verificamos como ocorre o acolhimento e a inserção desses imigrantes na UFFS, levantamos como os haitianos têm percebido esse novo contexto em suas vidas; bem como, os problemas enfrentados, a fim de proporcionar subsídios ao PROHAITI, que está em processo de avaliação. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de elaborar um projeto/programa PROHAITI, uma vez que o existente é regido por resoluções e editais e precisa ser legitimado como política pública. Da mesma forma, pelos relatos de estudantes e de gestores, devem ser criadas estratégias de enfrentamento mais eficazes para que a permanência de haitianos na universidade não seja inviabilizada pelo fato de serem estudantes trabalhadores; pelas atitudes racistas de parte da comunidade acadêmica; pelas barreiras linguísticas; dentre outras.
Abstract: The earthquake that struck Haiti, in 2010, had left thousands homeless, dead and injured; one of its consequences has been the emigration, and Brazil is one of the destinations, to be more accurate, the city of Chapecó. At this city, a group of Haitian immigrants searched for UFFS officers and demanded the creation of an education program, so, as a result, in 2013 has been created the Program of Access to Higher Education of Federal University of Fronteira Sul to Haitian Students (PROHAITI). Interviews, bibliographical research, documental research and field diary were used as tools of data production, via qualitative and descriptive approaches to understand the process of insertion and permanence of Haitians on UFFS, campus Chapecó. By this way, we are able to know about Haiti’s history, besides verify how is the acceptance of these immigrants in UFFS. We also compiled information concerning the Haitians’ perceptions about their new life to provide data to PROHAITI. Preliminary results indicate that is necessary to create programs to the Haitians students. As we found by the interviews, efficient strategies of permanency are necessary to support these immigrants that face many difficulties in learning a new language, working all day long and suffering race discrimination, among others.
Keywords: Acesso à educação
Educação
Ensino superior
Política pública
Programa de Acesso à Educação Superior da Universidade Federal da Fronteira Sul para Estudantes Haitiano
Calamidade pública
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1327
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Pedagogia

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