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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Recreio escolar inclusivo e o aluno com deficiência: uma análise do processo de interação a partir das contribuições de Vygotsky
Autor(es): Oliveira, Arlete de Fátima Ribeiro de
Souza, Jéssica Antunes de
Primeiro Orientador: Silva, Mara Cristina Fortuna da
Resumo: Este estudo surgiu da inquietação em compreender o recreio escolar como parte do processo de inclusão, visando o estabelecimento de relações interativas para o desenvolvimento dos indivíduos. Tem como objetivo compreender a função do recreio escolar como parte do processo de inclusão dos alunos com deficiência que estão matriculados na rede regular de ensino. Deste modo, segue o método da pesquisa bibliográfica que buscou fazer um levantamento de produções científicas acerca do tema, analisando o rastreamento de pesquisas publicadas no banco de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), nos anos de 2011 e 2012, ressaltando que não foi encontrado nenhum material referente ao tema em anos mais recentes que estes citados. Rastreou-se também o banco de artigos da ANPED SUL (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação da Região Sul), nos anos de 2010 a 2014, considerando que as publicações ocorrem a cada dois anos. Tem como princípio norteador a abordagem sóciointeracionista de Vygotsky que, em seu bojo, traz o processo de interação como imprescindível para o desenvolvimento humano, tendo em vista que os indivíduos se constituem e se desenvolvem em meio às relações e experiências vivenciadas. Buscou-se analisar o processo de interação através de estudos de Vygotsky, verificando por meio de uma revisão bibliográfica, estudos sobre o recreio escolar do aluno com deficiência, para que, posteriormente, fosse possível compreender e descrever a função do recreio na perspectiva Vygotskyana. Constatou-se que o recreio escolar dos alunos com deficiência é um tema que tem recebido pouca atenção, mas que é de suma importância para o desenvolvimento social e cognitivo destes alunos inclusos. Com isso, reconhece-se a importância de constituir o recreio como um instrumento de interação, cuja finalidade é o processo de inclusão.
Abstract/Resumen: This study arose from the concern to understand the recess as a part of the process of inclusion, aiming the establishment of interactive relations for the individual development. It aims to understand the recess function as a process of inclusion of students with disability which are enrolled in the regular school. Thus follows the bibliographic research method which sought to survey scientific productions about the theme analyzing the tracking of published researches on the theses and dissertations bank of CAPES (People Improvent Committee of Superior Degree) in the years of 2011 and 2012, highlighting that wasn´t found any material referent to the theme in more recent years than those cited. It was also tracked the articles bank of ANPED SUL (National Association of Posgraduation and Research in Education of South Region) from 2010 to 2014, whereas publications take place every two years. It has as a guiding principle the socio-interactional approach from Vygotsky, which brings the interaction process as indispensable for human development given that individuals constitute and develop amid relations and lived experiences. It sought to analyze the interaction process through studies of Vygotsky, checking through a bibliography review studies on the recess of students with disability, so that later it was possible to understand and describe the function of the recess in Vygotskyan perspective. It was found that the recess of students with disability is a theme that has received little attention, but it has a great importance for social and cognitive development of these included students. It recognizes the importance of constituting the break as an instrument of interaction, aiming the process of inclusion.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Inclusão social
Interação social (Comportamento social)
Recreio escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1330
Data do documento: 2016
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