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Type: Monografia
Título : Educação integral: análise das variáveis tempo e espaço nas experiências de educação integral das escolas Tancredo de Almeida Neves e Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky
Author: Pereira, Alessandra Dias
First advisor: Santos, Claudecir dos
Resume: Este trabalho consiste em um estudo acerca das variáveis tempo e espaço na educação integral, tendo como objeto de estudo duas escolas localizadas no município de Chapecó: a EEB Tancredo de Almeida Neves, pertencente a rede estadual de educação, e a Escola Parque Cidadã EPC Cyro Sosnosky, pertencente a rede municipal de educação. A partir de uma releitura do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), e do programa Mais Educação, uma pesquisa de campo foi organizada. A pesquisa envolveu pais, estudantes e comunidade escolar (professores direção e funcionários em geral) das duas escolas. A participação da comunidade escolar e demais atores sociais da região na pesquisa se deu através de um questionário cuja estrutura permitiu aos pesquisados expressar suas ideias sobre a educação em tempo integral. As perguntas foram elaboradas em consonância com os objetivos e a problemática de pesquisa. Com base nas informações adquiridas e conhecimentos produzidos, o que concluímos é que a educação de tempo integral se apresenta como base para o desenvolvimento pessoal e social do cidadão, mas não podemos atribuir unicamente à escola o papel da responsabilidade do desenvolvimento dos seres humanos. Seria contraditório para a Educação Integral se ela se preocupasse com a formação de seres humanos fragmentando tempos e espaços de suas vidas. Uma pessoa se desenvolve na sociedade, a escola faz parte da sociedade. Por isso, em uma escola, o tempo e o espaço precisam estar relacionados com a intensidade das atividades que nela acontece.
Resumen : This work consists of a study on the variables time and space in comprehensive education, with the object of study two schools located in Chapecó: Tancredo de Almeida Neves BSE, belonging to state education network, and Citizen Park School EPC Cyro Sosnosky belonging to municipal education. From a rereading of the National Education Plan (PNE from 2014 to 2024), and the program More Education, a field survey was organized. The research involved parents, students and school community (toward teachers and employees in general) of the two schools. The participation of the school community and other stakeholders in the region in the survey was done through a questionnaire whose structure allowed the respondents express their ideas on education full time. The questions were prepared in accordance with the objectives and research problems. Based on the information acquired and produced knowledge, which we conclude is that full-time education is presented as a basis for personal and social development of citizens, but we can not attribute solely to school the role of the development responsibility of human beings. It would be contradictory for Comprehensive Education if she cared about the formation of human beings breaking spaces and times of their lives. A person develops in society, the school is part of society. So in a school, time and space must be related to the intensity of activity that happens in it.
Palabras clave : Educação integral
Projeto Mais Educação
Variável tempo e espaço
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1338
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais

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