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Tipo: Monografia
Título: Um exame sobre a função social da escola no Plano Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina 2015-2024: primeiras aproximações para a compreensão do recente papel do estado catarinense na formação do trabalho produtivo
Autor(es): Silva, Josimar Pereira da
Primeiro Orientador: Siewerdt, Maurício José
Resumo: Esta Monografia tem por finalidade apresentar os resultados de um estudo que buscou realizar as primeiras aproximações com relação à função social da escola diante do papel do Estado na formação do trabalho produtivo, a partir do exame do novo Plano Estadual de Educação (PEE-SC), com vigência para o período 2015-2024. Objetivou-se apontar as prescrições presentes nesse Plano quanto à função social da escola pública e o seu papel na reprodução da sociabilidade do capital. Para este fim, buscou-se, no interior desse documento, manifestações das recomendações feitas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) oriundas do documento Avaliações de Políticas Nacionais de Educação: Estado de Santa Catarina, publicado por essa organização no ano de 2010. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de trabalho produtivo, capturado por Karl Marx como uma das categorias fundamentais para a realização do movimento do capital. Operamos com tal referencial por que ao longo do processo de investigação nos damos conta de que desde finais do segundo milênio o Estado de Santa Catarina apresenta, um acelerado movimento de importantes reformas no campo da Educação no sentido de contemporizar a reprodução das forças produtivas diante das novas demandas do capital para a formação de força de trabalho em nível regional. Como problema de pesquisa entendemos como de vital importância historicizar a trajetória política de construção do PEE-SC, procurando identificar os grupos hegemônicos na condução do processo de construção/elaboração do Plano. Para todos os efeitos, as características desse tipo de investigação e difusão historiográfica se trata de uma abordagem no campo da história do tempo presente, conceito abordado por Eric Hobsbawm, e utilizando como metodologia a pesquisa de tipo exploratória/empírica dos documentos que norteiam a formulação desse novo plano de educação para Santa Catarina.
Abstract/Resumen: This monograph aims to present the results of a study that sought to make the first approaches regarding the social function of the school against the role of the State in the formation of productive work, based on the examination of the new State Education Plan (PEE-SC) , Effective for the period 2015-2024. The objective was to point out the prescriptions present in this Plan regarding the social role of the public school and its role in the reproduction of the sociability of capital. For this purpose, it was sought inside this document, manifestations of the recommendations made by the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) from the document Evaluations of National Policies of Education: State of Santa Catarina, published by that organization in the year of 2010. As a theoretical reference, we use the concept of productive labor, captured by Karl Marx as one of the fundamental categories for the achievement of the capital movement. We operate with this referential because during the investigation process we realize that since the end of the second millennium the State of Santa Catarina presents an accelerated movement of important reforms in the field of Education in the sense of temporizing the reproduction of the productive forces before the New capital demands for the formation of a regional workforce. As a research problem, we understand as vital importance to historicize the political trajectory of the construction of the PEE-SC, trying to identify the hegemonic groups in the process of construction / elaboration of the Plan. For all purposes, the characteristics of this type of historiographical investigation and diffusion is an approach in the field of the history of the present time, concept approached by Eric Hobsbawm, and using as methodology the exploratory / empirical research of the documents that guide the formulation of this new education plan for Santa Catarina.
Palavras-chave: História do tempo presente
Plano Estadual de Educação-SC 2015-2024
Trabalho
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1339
Data do documento: 2017
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