Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leitão, Leonardo Rafael Santos-
dc.creatorEberle, Janaina Pigosso-
dc.date2015-12-16-
dc.date.accessioned2017-10-10T12:10:02Z-
dc.date.available2017-09-27-
dc.date.available2017-10-10T12:10:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1344-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo pesquisar quais as concepções dos alunos em relação a disciplina de Sociologia no Ensino Médio e analisar em que medida a posição na estrutura social do aluno e o capital cultural influenciam nas concepções dos mesmos em relação a mesma. São várias as problemáticas que permeiam o Ensino de Sociologia desde de ausência de referências claras e unânimes para estabelecer um currículo, os impactos da tendência utilitarista na Educação, dentre outras e são vários os estudos em relação a essas problemáticas. Porém existe uma carência de pesquisa no sentido de averiguar quais são as concepções dos alunos acerca dessa disciplina curricular obrigatória. Para tanto foram foram realizadas observações de diversas aulas e disciplinas e realizadas entrevistas com os sujeitos de pesquisa. E pode-se constatar que não existe uma grande rejeição em relação a disciplina, nem mesmo uma concepção homogênea em relação a mesma e que de fato o capital cultural e a posição do indivíduo na estrutura social pode influenciar na forma como ele concebe a disciplina de sociologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-28T00:24:07Z No. of bitstreams: 1 EBERLE.pdf: 13522053 bytes, checksum: 9a9ce9f80e6575f90b08eea01d21403e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-10T12:10:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EBERLE.pdf: 13522053 bytes, checksum: 9a9ce9f80e6575f90b08eea01d21403e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-10T12:10:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EBERLE.pdf: 13522053 bytes, checksum: 9a9ce9f80e6575f90b08eea01d21403e (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleConcepções acerca da sociologia no ensino médio: um estudo com estudantes de escola pública do município de Chapecó/SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBERLE.pdf13,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.