Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1344
Type: Monografia
Título : Concepções acerca da sociologia no ensino médio: um estudo com estudantes de escola pública do município de Chapecó/SC
Author: Eberle, Janaina Pigosso
First advisor: Leitão, Leonardo Rafael Santos
Resume: O presente estudo tem por objetivo pesquisar quais as concepções dos alunos em relação a disciplina de Sociologia no Ensino Médio e analisar em que medida a posição na estrutura social do aluno e o capital cultural influenciam nas concepções dos mesmos em relação a mesma. São várias as problemáticas que permeiam o Ensino de Sociologia desde de ausência de referências claras e unânimes para estabelecer um currículo, os impactos da tendência utilitarista na Educação, dentre outras e são vários os estudos em relação a essas problemáticas. Porém existe uma carência de pesquisa no sentido de averiguar quais são as concepções dos alunos acerca dessa disciplina curricular obrigatória. Para tanto foram foram realizadas observações de diversas aulas e disciplinas e realizadas entrevistas com os sujeitos de pesquisa. E pode-se constatar que não existe uma grande rejeição em relação a disciplina, nem mesmo uma concepção homogênea em relação a mesma e que de fato o capital cultural e a posição do indivíduo na estrutura social pode influenciar na forma como ele concebe a disciplina de sociologia.
Palabras clave : Cultura
Sociologia
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1344
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EBERLE.pdf13,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.