Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1344
Tipo: Monografia
Título: Concepções acerca da sociologia no ensino médio: um estudo com estudantes de escola pública do município de Chapecó/SC
Autor(es): Eberle, Janaina Pigosso
Primeiro Orientador: Leitão, Leonardo Rafael Santos
Resumo: O presente estudo tem por objetivo pesquisar quais as concepções dos alunos em relação a disciplina de Sociologia no Ensino Médio e analisar em que medida a posição na estrutura social do aluno e o capital cultural influenciam nas concepções dos mesmos em relação a mesma. São várias as problemáticas que permeiam o Ensino de Sociologia desde de ausência de referências claras e unânimes para estabelecer um currículo, os impactos da tendência utilitarista na Educação, dentre outras e são vários os estudos em relação a essas problemáticas. Porém existe uma carência de pesquisa no sentido de averiguar quais são as concepções dos alunos acerca dessa disciplina curricular obrigatória. Para tanto foram foram realizadas observações de diversas aulas e disciplinas e realizadas entrevistas com os sujeitos de pesquisa. E pode-se constatar que não existe uma grande rejeição em relação a disciplina, nem mesmo uma concepção homogênea em relação a mesma e que de fato o capital cultural e a posição do indivíduo na estrutura social pode influenciar na forma como ele concebe a disciplina de sociologia.
Palavras-chave: Cultura
Sociologia
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1344
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBERLE.pdf13,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.