Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1345
Tipo: Monografia
Título: A prática pedagógica das/os professoras/es: etnografia sobre as relações de gênero em duas escolas de Chapecó
Autor(es): Azevedo, Leandra Batista de
Primeiro Orientador: Sartori, Ari José
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul tem o objetivo de analisar como as questões de gênero aparecem e são trabalhadas em sala de aula por professoras/es da rede pública de educação. Para alcançar o objetivo central foi realizada uma etnografia com uma observação participante na sala de aula em duas escolas públicas da cidade de Chapecó-SC, contemplando todas as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio. Como instrumento para a coleta de dados foi realizado entrevistas semiestruturadas com dezessetes professoras/es e duas Assistentes de Direção. Essa etnografia revelou que as relações de gênero estão no cotidiano escolar e nem sempre são percebidas pelas/es professoras/es e que podem se transformar em preconceitos, discriminações e violências. Por fim, essa pesquisa colaborou para pensar a prática pedagógica de professoras/es e os discursos que são utilizados no cotidiano da sala de aula.
Abstract/Resumen: This monograph of Degree in Social Sciences of the Federal University of the South Frontier (UFFS) aims to analyze how gender issues arise and are processed in the classroom by teachers of the public education. To achieve this goal, a descriptive study was carried out with the presence of the researcher in class in two public schools in the city of Chapecó, State of Santa Catarina, covering all the compulsory subjects of High School. As a research instrument for the data collection, semistructured interviews were conducted with seventeen teachers and two Assistant Directors of the schools. This descriptive study revealed that the relations of gender (sexuality) are in the daily school life, and yet, they are not always perceived by the teachers, and can turn into prejudices, discrimination and violence. Finally, this research collaborated to rethink the pedagogical practice of teachers and the discourses used in the daily routine of the classroom.
Palavras-chave: Ensino médio
Prática pedagógica
Relações de gênero
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1345
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO.pdf942,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.