Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1345
Type: | Monografia |
Título : | A prática pedagógica das/os professoras/es: etnografia sobre as relações de gênero em duas escolas de Chapecó |
Author: | Azevedo, Leandra Batista de |
First advisor: | Sartori, Ari José |
Resume: | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul tem o objetivo de analisar como as questões de gênero aparecem e são trabalhadas em sala de aula por professoras/es da rede pública de educação. Para alcançar o objetivo central foi realizada uma etnografia com uma observação participante na sala de aula em duas escolas públicas da cidade de Chapecó-SC, contemplando todas as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio. Como instrumento para a coleta de dados foi realizado entrevistas semiestruturadas com dezessetes professoras/es e duas Assistentes de Direção. Essa etnografia revelou que as relações de gênero estão no cotidiano escolar e nem sempre são percebidas pelas/es professoras/es e que podem se transformar em preconceitos, discriminações e violências. Por fim, essa pesquisa colaborou para pensar a prática pedagógica de professoras/es e os discursos que são utilizados no cotidiano da sala de aula. |
Resumen : | This monograph of Degree in Social Sciences of the Federal University of the South Frontier (UFFS) aims to analyze how gender issues arise and are processed in the classroom by teachers of the public education. To achieve this goal, a descriptive study was carried out with the presence of the researcher in class in two public schools in the city of Chapecó, State of Santa Catarina, covering all the compulsory subjects of High School. As a research instrument for the data collection, semistructured interviews were conducted with seventeen teachers and two Assistant Directors of the schools. This descriptive study revealed that the relations of gender (sexuality) are in the daily school life, and yet, they are not always perceived by the teachers, and can turn into prejudices, discrimination and violence. Finally, this research collaborated to rethink the pedagogical practice of teachers and the discourses used in the daily routine of the classroom. |
Palabras clave : | Ensino médio Prática pedagógica Relações de gênero Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1345 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AZEVEDO.pdf | 942,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.