Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1350
Tipo: Monografia
Título: Os dispositivos de poder no espaço escolar e suas influências no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Pelegrini, Camila
Primeiro Orientador: Sartori, Ari José
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, aborda o tema: Os dispositivos de poder entre professores e alunos no espaço escolar, o qual teve como objetivo principal analisar e compreender as estratégias e os métodos educacionais no contexto do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho divide-se em cinco capítulos e compreende um estudo de caso com ênfase nas áreas da Educação e da Antropologia. A pesquisa é baseada na metodologia qualitativa proveniente de observações e descrições de aulas, entrevistas semiestruturadas com gestores e docentes, e grupo focal com os estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Chapecó-SC. O presente trabalho corrobora para aprofundar as temáticas sobre a Educação, principalmente pela importância do curso em Licenciatura em Ciências Sociais inserir-se no espaço escolar colaborando e desenvolvendo pesquisas para fomentar a docência de futuros professores. Essa pesquisa contribuiu para conhecer o espaço escolar da rede privada de educação e principalmente para compreender as relações de poderes visíveis e invisíveis construídos nesse espaço. Por fim, considera-se que a pesquisa colaborou em entender que os dispositivos de poder (es) estão diretamente relacionados a relação professor/a e aluno/a e possui influência no ensino e aprendizagem através de estratégias, metodologias e instrumentos de avaliação utilizados por docentes e embasando o desempenho do/a aluno/a. É através dos dispositivos de poder (es) dos/das docentes que ocorre o ensino e aprendizagem do/da estudante.
Abstract/Resumen: This assigment is the concludion of social sciences literature of Universidade Federal Fronteira Sul, the themes are: The power system between techer’s and student´s at school environment which aims to analise and compreend the strategies of educacional methods oh the learning process. The assigment is divided into 5 chapters and enphases the Education and Antropology.The research is based on qualitative, methology from observations an description of semi structure classes, interviews and focus on private high school student’s on the city of Chapecó. The presente assigment is to research and deepen the themes about education, specially the importance of the social sciences literature course getting involved in the school environment and colaborates with research developments to improve the future teacher’s. Finally considering the research colaborates to understand the mechanisms of power, directly related to Teachers and student It Influences on teaching and learning strategies, methodologist and assessment used by Teachers suporting the performances.
Palavras-chave: Aluno
Docente
Escola
Educação
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1350
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PELEGRINI.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.