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Tipo: Monografia
Título: Reflexões sobre o fracasso escolar das classes populares nos anos iniciais da educação básica
Autor(es): Quadros, Vanderli de
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: O presente trabalho tem como propósito fazer uma análise e refletir a possível relação entre avaliação, reprovações, evasão escolar e, por conseguinte, o fracasso escolar e a relação com a classe popular nos Anos Iniciais da Educação Básica. Procuro estudar as concepções de fracasso escolar, adotando como campo de investigação a revisão bibliográfica e o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2014, no que se refere aos índices de evasão e repetência nos Anos Iniciais das escolas públicas. A partir desse contexto, alguns conceitos são importantes para nos ajudar a (re) pensar a relação do fracasso escolar e o ensino público. Sendo elas, educação e educação popular, escola e escola pública, avaliação, Programa Bolsa Família e as concepções de fracasso. Este texto está articulado basicamente em três capítulos, de forma que, no primeiro, busco discutir concepções de escola e educação, seus diferentes modelos e as críticas existentes em torno desta instituição. O segundo capítulo deste texto tem por finalidade discutir a avaliação e bolsa família, e expressar as primeiras aproximações à temática em questão, devido à complexidade que a mesma atribui. O terceiro capítulo deste texto diz respeito ao momento no qual eu proponho uma reflexão e análise com base no referencial teórico utilizado no decorrer deste trabalho, bem como de dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014. A partir da análise consta-se que o fracasso escolar pode ter influência em diversos fatores, desde o baixo desempenho nas atividades escolares, avaliação, perpassando pela repetência, chegando até o abandono da escola, sendo que, de algum modo, os mesmos estão associados a fatores sociais.
Abstract/Resumen: The purpose of the present work is to analyze and reflect the possible relationship between evaluation, disapproval, school dropout and, consequently, school failure and the relation with the popular class in the Early Years of Basic Education. I intend to study the conceptions of school failure, adopting as a field of research the bibliographic revision and the Brazilian Yearbook of Basic Education of 2014, regarding the rates of dropout and repetition in the Initial Years of public schools. From this context, some concepts are important to help us (re) think about the relationship between school failure and public education. Being them, education and popular education, school and public school, evaluation, Bolsa Família Program and conceptions of failure. This text is basically articulated in three chapters, so that, in the first, I try to discuss conceptions of school and education, its different models and the criticisms that exist around this institution. The second chapter of this text has the purpose of discussing evaluation and family scholarship, and expressing the first approximations to the subject in question, due to the complexity that it attributes. The third chapter of this text concerns the moment in which I propose a reflection and analysis based on the theoretical reference used in the course of this work, as well as data from the Brazilian Yearbook of Basic Education 2014. From the analysis it is stated that failure Schooling can have an influence on a variety of factors, from poor performance in school activities, evaluation, going through repetition, and even dropping out of school, somehow associated with social factors.
Palavras-chave: Escola pública
Educação popular
Reprovação escolar
Evasão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/136
Data do documento: 9-Dez-2014
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