Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorMoreira, Aline-
dc.creatorVicente, Luciane-
dc.date2017-07-19-
dc.date.accessioned2017-10-11T10:58:29Z-
dc.date.available2017-10-10-
dc.date.available2017-10-11T10:58:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1365-
dc.description.resumoEste estudo decorre das diversidades de discussões que cercam a alfabetização e o letramento, no cenário da multiplicidade de vozes e linguagens, presentes no cotidiano da infância. São objetivos deste: compreender, através da literatura nacional, o que são ambientes alfabetizadores, como se constituem e como podem contribuir no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental; localizar estudos que abordam a temática para construir um quadro sinóptico e deste extrair tendências. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que, de acordo com Romanowiski e Ens (2006), possibilita uma visão geral do que vem sendo produzido na área, bem como apresenta um ordenamento desta produção, evidenciando características e focos, além de identificar as lacunas existentes. Como palavras para esta busca utilizamos: ambiente alfabetizador, ambiente letrado, espaço alfabetizador, alfabetização no ambiente, nossas fontes foram: nos sítios da Capes (teses, dissertações e periódicos), na Anped, IBICT e na Scielo e nos anais eletrônicos do Educere da Anpedsul. Foram encontrados 14 trabalhos, dentre eles três dissertações, uma tese e dez artigos. Resultados amparados na a concepção de Teberoski e Colome (2003) acerca do ambiente alfabetizador, as quais os apresentam como férteis espaços de vivência cotidiana e que podem e devem ser trazidos para a sala de aula e tornarem-se mobilizadores do desejo de ler e de escrever, por meio de práticas e exercícios significativos, alicerçados em diferentes linguagens. Concluímos que há poucos estudos e pesquisadores que se ocupam da diversidade e da compreensão de que sejam os ambientes alfabetizadores, e como estes impactam e/ou contribuem nos processos de alfabetização/letramento, atentando para a aprendizagem das crianças e da formação de professores para esta perspectiva. Evidenciamos, no entanto, a presença da discussão e a necessidade de construção de olhares mais atentos acerca de tudo o que cerca, nutre e constitui a vida dos sujeitos inseridos nos processos de escolarização e fora deles, tanto no que se refere às crianças e/ou adultos em processo de apropriação da leitura e escrita.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-10T22:55:57Z No. of bitstreams: 1 MOREIRA e VICENTE.pdf: 652637 bytes, checksum: 80fe445010e6fb0c87d58c048077917c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T10:58:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOREIRA e VICENTE.pdf: 652637 bytes, checksum: 80fe445010e6fb0c87d58c048077917c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T10:58:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOREIRA e VICENTE.pdf: 652637 bytes, checksum: 80fe445010e6fb0c87d58c048077917c (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAmbientes alfabetizadores e suas contribuições ao processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOREIRA e VICENTE.pdf637,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.