Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1365
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Ambientes alfabetizadores e suas contribuições ao processo de alfabetização |
Author: | Moreira, Aline Vicente, Luciane |
First advisor: | Maraschin, Maria Lucia Marocco |
Resume: | Este estudo decorre das diversidades de discussões que cercam a alfabetização e o letramento, no cenário da multiplicidade de vozes e linguagens, presentes no cotidiano da infância. São objetivos deste: compreender, através da literatura nacional, o que são ambientes alfabetizadores, como se constituem e como podem contribuir no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental; localizar estudos que abordam a temática para construir um quadro sinóptico e deste extrair tendências. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que, de acordo com Romanowiski e Ens (2006), possibilita uma visão geral do que vem sendo produzido na área, bem como apresenta um ordenamento desta produção, evidenciando características e focos, além de identificar as lacunas existentes. Como palavras para esta busca utilizamos: ambiente alfabetizador, ambiente letrado, espaço alfabetizador, alfabetização no ambiente, nossas fontes foram: nos sítios da Capes (teses, dissertações e periódicos), na Anped, IBICT e na Scielo e nos anais eletrônicos do Educere da Anpedsul. Foram encontrados 14 trabalhos, dentre eles três dissertações, uma tese e dez artigos. Resultados amparados na a concepção de Teberoski e Colome (2003) acerca do ambiente alfabetizador, as quais os apresentam como férteis espaços de vivência cotidiana e que podem e devem ser trazidos para a sala de aula e tornarem-se mobilizadores do desejo de ler e de escrever, por meio de práticas e exercícios significativos, alicerçados em diferentes linguagens. Concluímos que há poucos estudos e pesquisadores que se ocupam da diversidade e da compreensão de que sejam os ambientes alfabetizadores, e como estes impactam e/ou contribuem nos processos de alfabetização/letramento, atentando para a aprendizagem das crianças e da formação de professores para esta perspectiva. Evidenciamos, no entanto, a presença da discussão e a necessidade de construção de olhares mais atentos acerca de tudo o que cerca, nutre e constitui a vida dos sujeitos inseridos nos processos de escolarização e fora deles, tanto no que se refere às crianças e/ou adultos em processo de apropriação da leitura e escrita. |
Palabras clave : | Alfabetização Letramento Formação de professores Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1365 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOREIRA e VICENTE.pdf | 637.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.