Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1374
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A escrita, a fala e a leitura com prática de ensino num curso de química licenciatura: pontencialidades e limitações
Autor(es): Mattos, Alex Pires de
Primeiro Orientador: Wenzel, Judite Scherer
Primeiro coorientador: Behm, Mariana Boneberger
Resumo: O presente artigo consiste num estudo que versa sobre o entendimento de professores de Química quanto ao uso da escrita, da fala e da leitura como Prática de Ensino (PE) num Curso de Química Licenciatura. Objetivamos compreender até que ponto o uso desses instrumentos se caracterizou como PE e de como tal prática se tornou constitutiva do fazer pedagógico do professor. Os dados foram produzidos mediante a análise do Projeto Pedagógico do Curso, dos Planos de Ensino dos Componentes Curriculares (CCRs) específicos de Química (ministrados entre 2013/01 e 2014/02) e por meio de questionários semiestruturados encaminhados aos professores dos respectivos CCRs. Em seguida, para a construção dos resultados, os dados foram categorizados tendo como aporte princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). As categorias que emergiram do processo analítico remetem para os sentidos atribuídos pelos professores à PE ao fazer e propor o uso dos instrumentos culturais nas aulas de Química. Os resultados construídos apontam para a importância da apropriação da linguagem química pelo uso da escrita, da fala e da leitura tanto para a atuação do futuro professor, bem como para o processo de significação dessa linguagem e o aprender química.
Abstract/Resumen: This article is a study that deals with the understanding of chemistry teachers in the use of writing, speech and reading as Teaching Practice (PE) in Chemistry Degree Course. We aim to understand to what extent the use of these instruments was characterized as PE and how it has become constitutive of the pedagogical practice of the teacher. The data was produced by analyzing the Pedagogical Project of the Course, the Plans of Education Curriculum Components (CCRs) specific chemicals (delivered between 2013/01 and 2014/02) and through semi-structured questionnaires sent to teachers of the respective CCRs. Then, for the construction of the results, the data were categorized as having input principles of Discursive Textual Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi (2007). The categories that emerged from the analytical process refer to the meanings attributed by teachers to PE to do and propose the use of cultural tools in chemistry class. The results built point to the importance of the chemical language by the use of writing appropriation, speech and reading both for the performance of future teachers as well as for the process of signification of the language and learn chemistry.
Palavras-chave: Instrumentos culturais
Educação básica
Ensino de química
Planos de Ensino dos Componentes Curriculares
Projeto Pedagógico
Análise documental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1374
Data do documento: 16-Jul-2016
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATTOS.pdf579,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.